Conteúdos

Conta Pra Mim: novo programa do MEC para promoção da literacia familiar

No dia 5 de dezembro, o Ministério da Educação lançou seu novo programa chamado “Conta Pra Mim”, voltado para a promoção da Literacia Familiar alinhado com a Política Nacional de Alfabetização (PNA). A finalidade da iniciativa é elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.

Segundo o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim “Os dados mostram que o quadro de alfabetização não é bom. Nas duas últimas provas da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) tivemos mais de 50% dos alunos com desempenho muito abaixo do esperado. Isso significa que esses alunos não são leitores proficientes. Esse programa é a nossa resposta para mudar isso”.

Literacia familiar: é um conjunto de estratégias simples que as famílias colocam em prática no cotidiano para auxiliar o desenvolvimento da linguagem de seus filhos, estimular as crianças a compreender melhor o que estudam, falar com mais desenvoltura e clareza, ler e escrever com autonomia e compreensão. A importância da Literacia Familiar se dá na contribuição que ela traz para a primeira infância, ao auxiliar o processo de alfabetização na escola, além de contribuir para o hábito de leitura, reforçar laços familiares e possibilitar maior envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos.

O programa Conta Pra Mim traz algumas ações para o fomento da Literacia Familiar em prol da alfabetização:

  1. Divulgação gratuita do programa:

No site do MEC é possível encontrar um guia para a família, uma série de vídeos e recursos variados.

  1. Criação de espaços:

Formação de tutores (professores das redes estaduais e municipais), participação das famílias em oficinas conduzidas pelos tutores, entrega de kits de Literacia familiar, após as oficinas.

  1. Incentivo à produção e difusão de conhecimento sobre Literacia familiar:

Fomento a pesquisas e realização de eventos acadêmicos.

Quer saber mais acerca do programa Conta Pra Mim? Acesse: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/conta_pra_mim_programa_a6_final.pdf

Compartilhe: