O Instituto

Nossa
História

Fomos criados em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação realizados pela Natura desde 1995 – investimentos que só são possíveis por meio da mobilização das Consultoras de Beleza Natura que vendem os produtos da marca Crer Para Ver e, assim como a Natura, abrem mão de seu lucro para que tudo seja investido na educação pública.

Começamos no Brasil, mas, a partir de 2020, expandimos para mais 5 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. Em todos esses países atuamos com modelo similar ao do Brasil e todos possuem sedes independentes.

Ao longo de todos esses anos, unimos esforços, corações e mentes a uma grande rede de pessoas que têm o sonho de que todas e todos tenham acesso a uma Educação de qualidade. Essa união já resultou em muitos projetos desenvolvidos, parcerias estabelecidas e milhões de beneficiados impactados.

1995
Criação da linha Natura Crer Para Ver em parceria com a Fundação Abrinq.

1997

Apoio ao Projeto Chapada. Voltado à formação de professores do Ensino Fundamental da rede pública da Chapada da Diamantina (BA).

1998

Criação do Prêmio Crer Para Ver. Reconhecendo Consultoras e Consultores de Beleza Natura que se dedicam à venda dos produtos da linha.
Prêmio PNBE (Política Nacional da Biblioteca Escolar) de Cidadania como Melhor Projeto de Educação do ano.

2000

Criação do Projeto Consultoras-Professoras. Para sensibilizá-las a discutirem a melhoria do ensino.

2001

Implementação do Projeto Promotoras Representantes. Com o objetivo de disseminar o Crer para Ver na rede de Consultoras e Consultores Natura.

2004

Crer Para Ver apoia a campanha Educação de Jovens e Adultos (EJA)

2005

Lançamento do Prêmio EJA, em parceria com o MEC. Para reconhecer boas práticas nas escolas do país.
Apoio ao projeto Em Cada Saber, Um Jeito de Ser. Que capacitou professores em municípios do semiárido baiano.

2006

Natura assume a gestão integral do Crer Para Ver. Encerrando a parceria com a Fundação Abrinq. 

2007

Ampliação da atuação do Crer Para Ver. A partir de parcerias com o setor público e organizações da sociedade civil e foco prioritário na leitura para escolas de Educação Infantil. 
Apoio à criação do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

2008

Encerramento da Campanha do EJA. Com o apoio das Consultoras e Consultores de Beleza Natura e das escolas, 162 mil pessoas voltaram a estudar.

2009

Lançamento do Projeto TRILHAS. Que hoje é uma plataforma digital colaborativa de formação continuada para professores alfabetizadores alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

2010

Criação do Instituto Natura. O Instituto Natura assume a gestão dos recursos originados pela linha Natura Crer Para Ver e fortalece a atuação da Natura na área da educação.
A linha Natura Crer Para Ver completa 15 anos. Linha é relançada com uma nova linguagem.

2011

O projeto TRILHAS se transforma em política pública. Beneficiando 72 mil escolas do Brasil em parceria com o Ministério da Educação. 

2012

A linha Natura Crer Para Ver registra arrecadação recorde de recursos no Brasil e na América Latina
Aproximação com o tema Comunidade de Aprendizagem. O Instituto Natura aproxima-se de duas instituições que são referência no tema: Centro Especial de Investigación en Teorías y Prácticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, e Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

2013

Criação e implementação da Rede de Apoio à Educação (RAE). Que integra projetos e a comunidade na implementação de políticas educacionais. 
Lançamento da Plataforma Conviva Educação em parceria com a Undime e outros institutos do terceiro setor. É um sistema de gestão gratuito voltado para dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas.
Lançamento da Plataforma Escola Digital. Com oferta de milhares de recursos digitais para professores, gestores escolares e estudantes. 

2014

1º EAD do Projeto TRILHAS. O projeto é aprovado para integrar o Guia de Tecnologia do Ministério da Educação.
Expansão do projeto Comunidades de Aprendizagem. Após o piloto em duas escolas iniciado em 2013 – em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o projeto beneficiou 172 escolas no Brasil e 37 em países da América Latina (Peru, México e Colômbia).

2015

Ampliação do EAD do TRILHAS. Totalizando mais de 2 mil concluintes.
Customização da plataforma Escola Digital. Beneficiando as redes municipais e estaduais de educação, que podem personalizar o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) aos seus currículos.

2016

Lançamento da plataforma Crer Para Ver Educação. Trilhas e cursos educacionais para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura e seus familiares.
Lançamento do EAD do Escola Digital. Curso de formação a distância de 40 horas para professores e gestores escolares.
Certificação por instituição reconhecida pelo MEC. O EAD do TRILHAS passou a ter 40 horas e certificação reconhecida pelo MEC.

2017

Cerca de 90 mil Consultoras Natura participantes do Programa de Educação Crer Para Ver. Apoio a cursos presenciais ou a distância de graduação, pós-graduação, idiomas, técnicos profissionalizantes, entre outros.
Projeto TRILHAS é finalista do Prêmio Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto PróLivro (IPL).

2018

Mais de 8,8 mil educadores realizaram o novo curso do Projeto TRILHAS: Leitura em Voz Alta pelo Professor (45h).
20 estados parceiros no projeto Escola Digital e mais de 15,5 mil professores envolvidos.
Cinco anos do Conviva Educação, atingindo a marca de 5 mil municípios cadastrados na Plataforma. Dados do Censo Escolar do INEP passam a ser integrados à Plataforma.
Apoio na implementação do Ensino Médio em Tempo Integral em 16 estados. 

2019

Apoio a Programas de Alfabetização. Com o apoio do Instituto e parceiros, 5 estados brasileiros lançaram programas de alfabetização na idade certa via regime de colaboração com seus municípios. Mais de 500 mil estudantes foram beneficiados. 
Instituto Natura revisa o seu planejamento estratégico. Focando sua atuação em quatro compromissos: Alfabetização na idade certa, Ensino Médio de Tempo Integral, Agendas Prioritárias da Educação e Educação e Mobilização de Consultoras e Consultores de Beleza Natura.

2020

Instituto Natura completa 10 anos.
Crer Para Ver completa 25 anos.
1995
1997
1998
2000
2001
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020