Conteúdos

Instituto Natura apoia ação que estimula protagonismo no Ensino Médio Integral

Iniciativa Estudantes Porta-Vozes do EMI impulsiona ações dos jovens e fortalece política educacional

É o quarto ano seguido que o Instituto Natura apoia uma iniciativa que tem sido um sucesso: a seleção de estudantes porta-vozes do Ensino Médio Integral (EMI) nos estados que adotaram a proposta pedagógica. O projeto nasceu em 2021, durante a pandemia, e se mostrou uma ferramenta importante para o fortalecimento dessa política educacional e a consolidação do protagonismo dos estudantes – um dos pilares do EMI. 

As inscrições para os estudantes que querem ser representantes de seu estado foram abertas neste mês e cada Secretaria Estadual de Educação vai indicar três jovens. A inscrição é feita a partir de formulário que técnicos das secretarias de educação apoiadas pelo Instituto Natura encaminham aos gestores das escolas. Os estudantes também gravam vídeos, falam dos próprios projetos de vida, e do que querem para o futuro. A ideia é traçar um perfil dos alunos. 

Os porta-vozes são capacitados para liderar ações de protagonismos junto às equipes técnicas responsáveis pelo acompanhamento das escolas de Ensino Médio Integral. Eles participam mais diretamente da interlocução com a escola e com os gestores para que o olhar, as sugestões e as necessidades dos estudantes sejam consideradas no aprimoramento da política pública e no desenvolvimento de ações específicas.

Esses quatro anos em que as ações dos porta-vozes foram colocadas em prática ressaltaram ainda mais a capacidade dos jovens como agentes de transformação da escola, da comunidade escolar e da sociedade. Além disso, os porta-vozes aparecem como replicadores e engajadores das ações do Ensino Médio Integral, atraindo cada vez mais estudantes para as escolas e mantendo aqueles que já estavam matriculados.

Ao longo do ano, encontros com os estudantes  porta-vozes capturam as demandas e as indicações dos estudantes, além das perspectivas deles sobre temas relevantes para a educação. A primeira reunião de 2024 já tem data marcada, acontecerá no dia 08 de maio.

Ao potencializar a proposta pedagógica do Ensino Médio Integral, o projeto se mostra um estímulo à autonomia dos jovens e um ensaio para sua formação cidadã.

Compartilhe: