Conteúdos

Podcast do Instituto Natura discute como construir uma visão integrada da Educação

3º episódio recebe professor de economia da USP que ajudou a criar Índice de Inclusão Educacional

Entre os muitos consensos a serem sedimentados no Brasil, um dos mais relevantes é que a Educação Básica deve, no mínimo, apoiar todas as crianças e adolescentes em sua jornada educacional até a conclusão do Ensino Médio com o aprendizado em dia e no tempo adequado – o que pode ser um catalisador de mudanças profundas no país.

Mesmo com todos os dados e indicadores já existentes, ainda não há um que dê a visão geracional da Educação Básica do início ao fim. Para ter essa resposta o Instituto Natura apoiou a criação de um indicador, o Índice de Inclusão Educacional, IEE, que contempla tanto o nível de aprendizagem quanto a idade adequada para conclusão do ensino médio.

O índice foi desenvolvido pela organização Metas Sociais e é o tema do terceiro episódio do Podcast do Instituto Natura. O diretor-presidente do instituto, David Saad, conversa com o professor titular de economia da Universidade de São Paulo, Reynaldo Fernandes, um dos criadores do IIE, ex-presidente do INEP e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“Se nós queremos olhar se estamos melhorando de geração para geração, nós precisamos de um indicador geracional. Eles são mais difíceis de construir, porque uma coisa é fazer uma prova e todo mundo está lá”, afirma Reynaldo Fernandes. “ O IIE é um indicador geracional e vem suprir um pouco dessa falta que temos.”

O episódio também discute a importância dos indicadores que o Brasil já usa hoje para guiar as políticas públicas de educação – como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado para ancorar um sistema de metas no país.

“Existia todo um debate no Ministério da Educação sobre ter um sistema de metas educacionais como forma de mobilizar a sociedade atrás de melhorias”, explica Reynaldo Fernandes, que também participou da criação do IDEB.

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.

Compartilhe: