Conteúdos

ES leva Ensino Médio Integral também a unidades socioeducativas 

Plano de ampliação das escolas integrais no estado leva modelo pedagógico a 184 unidades de ensino 

A rematrícula dos estudantes da rede estadual de ensino do Espírito Santo começou em novembro com mais vagas abertas. Hoje, o estado tem 156 escolas com educação em tempo integral e o governo anunciou a abertura de mais 28 escolas neste modelo em 2024. 

Neste ano, o ensino integral chegou pela primeira vez a todos os municípios capixabas, um importante marco para promover equidade na oferta, segundo o secretário de Educação, Vitor de Angelo. Segundo o Censo Escolar 2022, o estado tem 69,9 mil matrículas em tempo integral (9,8% do total) e tem registrado crescimento nos percentuais de alunos em tempo integral anualmente – tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Entre os estudantes do Médio, 23,6% são atendidos pelo modelo. 

O programa Novas Escolas em Tempo Integral, que amplia as unidades de ensino a receberem a proposta pedagógica, desta vez também contempla unidades socioeducativas, em um programa integrado ao ensino técnico oferecido aos adolescentes. A iniciativa implementa a jornada escolar de sete horas combinada à educação profissional. 

Para a gerente do Ensino Médio Integral do Instituto Natura, Iara Viana, a notícia deve ser recebida com entusiasmo.

“Ao aumentar as condições de oferta da educação integral em escala e qualidade, os estudantes respondem de forma positiva alterando seus resultados educacionais e suas condições sociais”, avalia. 

O Instituto Natura em 2023 apoia o estado na qualificação do protagonismo juvenil das escolas integrais, por meio da oferta de formações para 312 estudantes representantes das 156 escolas de ensino integral, o projeto Geração Protagonista. Iara Viana lembra que os pilares do Ensino Médio Integral têm potencial para transformar a vida de jovens dentro e fora da escola.

“Despertar o protagonismo, cuidar do bem-estar e da saúde emocional, e desenvolver educação midiática, respeito e empatia são estratégias que agregam valor e materializam a iniciativa Geração Protagonista, oportunizado para as Escolas de Ensino Integral. Brindamos uma rede que se preocupa com suas gerações futuras, que atua com intencionalidade pedagógica e que acredita em uma Educação Integral transformadora e de qualidade para todas as pessoas.”  

Compartilhe: