Alfabetização

Por que atuamos com alfabetização?

Alfabetizar as crianças na idade certa é umas das urgências da Educação brasileira.

51,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental no Brasil não apresentam as habilidades e competências esperadas de leitura e escrita para serem consideradas plenamente alfabetizadas (SAEB 2019).

Com a pandemia de Covid-19 o cenário da alfabetização se agravou, o número de crianças que não sabem ler e escrever passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021 (Fonte: Todos Pela Educação).

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum em 2019, por meio de avaliação de fluência, identificou-se que 73% das crianças não foram alfabetizadas na idade certa.

A não alfabetização na idade certa é uma tragédia silenciosa. Uma criança não alfabetizada tem uma tendência maior à evasão e à repetência escolar. Além disso, os processos posteriores de aprendizagem escolar ficam comprometidos, uma vez que estão vinculados à aquisição inicial do código alfabético.

Estudos também relacionam o analfabetismo ao menor acesso ao mercado de trabalho e à menor qualidade de vida. Os resultados apontaram que uma pessoa alfabetizada possui melhor qualidade de vida, saúde, empregabilidade e renda entre os alfabetizados. (O custo do analfabetismo para a vida de um indivíduo – Ricardo Paes de Barros, Insper, 2017)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental devem ter a alfabetização como foco pedagógico. Portanto, a idade certa para uma criança estar alfabetizada é até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, com 7 anos de idade.

Como atuamos?

Trabalhamos apoiando estados brasileiros no planejamento e implementação de políticas públicas robustas e bem estruturadas de alfabetização na idade certa em regime de colaboração com os seus municípios.

Juntos da Fundação Lemann e da Associação Bem Comum formamos a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que oferece apoio e suporte técnico às Secretarias Estaduais de Educação.

O objetivo é possibilitar um salto no número de alunos alfabetizados na idade certa, em uma iniciativa que abrange alunos do último ano da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, além de estimular a colaboração entre estados e municípios para acelerar os resultados de aprendizagem com foco na alfabetização e aumentar a capacidade dos gestores em superar os desafios regionais.

A fim de fortalecer o Regime de Colaboração, também apoiamos, em parceria com a Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Gesto, os programas municipais Formar e Educar pra Valer em 15 municípios onde atuamos com a PARC, os quais dão suporte aos municípios para estruturarem suas políticas públicas de alfabetização em sinergia com a política estadual do território, assim a aprendizagem das crianças é catalisada a partir desta relação.

Evidências

A iniciativa tem como inspiração o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) lançado em 2007 no Ceará, experiência reconhecida nacional e internacionalmente por elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 3,5 para 6,1. Você pode saber mais sobre essa experiência exitosa clicando aqui.

Fatores de sucesso

A nossa atuação respeita 7 fatores de sucesso com foco no desenvolvimento dos estudantes. Conheça cada um deles:

Desenho e legitimidade: elaboração de planejamento do programa e garantias de viabilidade dos recursos.
Governança participativa: estruturação de governança com participação de diferentes instâncias.
Avaliação e monitoramento: realização de avaliação de fluência leitora e estruturação do monitoramento do programa.
Engajamento pelo diálogo: implementação de estratégias de mobilização, divulgação e visibilidade do programa.
Cooperação e incentivos: constituição de estruturas de cooperação entre estado e municípios, com implementação de mecanismos de incentivos focados na melhoria da aprendizagem.
Compromisso técnico e político: pleno envolvimento e comprometimento do governador, secretários de educação e dos prefeitos.
Fortalecimento da aprendizagem: articulação entre currículo, avaliação, material didático, formação de professores e gestores escolares.

Estados apoiados

12 estados apoiados
2.240 municípios participantes
1.748.380 alunos beneficiados

Alianças

Associação Bem Comum
bem-comum-03-222
Fundação Lemann

Iniciativas

Apoiamos a implementação de políticas públicas educacionais transformadoras e baseadas em evidências. Alfabetização Ensino médio integral
Impulsionamos as agendas prioritárias da educação por meio da articulação com a esfera pública e o terceiro setor.
Leia mais
Promovemos o desenvolvimento integral das Líderes, Consultoras e Consultores de Beleza Natura e o engajamento delas pela causa da Educação.
Leia Mais