Conteúdos

Artigos e publicações

Matriz de referência para classificar em nível 1, 2, 3 ou 4 as dimensões que envolvem a gestão ético-política, estratégica, pedagógica e administrativa da educação municipal.

Avaliação do impacto do Conviva na gestão da educação pública municipal, com foco em identificar possíveis melhorias em gestão e economia financeira atribuídas ao uso de suas ferramentas. 

Estudo com a finalidade de compreender as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Benevides em relação a avaliação de aprendizagem, currículo e intervenções pedagógicas. 

Estudo realizado em 2018 com a finalidade de compreender o campo de produção acadêmica em relação ao tema Educação Integral. 

Resumo que analisa os custos relacionados à execução do Programa de Alfabetização na Idade Certa no Ceará desde a sua introdução até o momento. 

Relatório de Pesquisa que é o resultado do trabalho de mapeamento de atividades e organizações com relação aos princípios de Comunidade de Aprendizagem proposto pelo Instituto Natura. 

Análise sobre o avanço do Ensino Médio oferecido pela rede pública de Pernambuco em avaliações nacionais como o SAEB e IDEB.

Estudo de caso sobre a política de Educação em Tempo Integral no estado de Pernambuco. 

Pesquisa que analisa o Regime de Colaboração, tópico fundamental do sistema educacional brasileiro, entre o estado do Ceará e seus municípios. 

Documento que busca a compreensão em profundidade das melhores práticas na construção da colaboração entre estado e municípios.

Estudo sobre o regime de colaboração no Ceará, abordando seu funcionamento, causas de sucesso e alternativas para a disseminação do modelo. 

Publicação que organiza informações e indicadores atualizados sobre a situação educacional dos municípios selecionados e fomenta o debate e a produção cooperativa de soluções locais, alinhadas com as especificidades e necessidades do território amazônico. 

Informativo sobre o que é o Regime de Colaboração, seus pontos positivos e modalidades de colaboração. 

Apresentação sobre os custos, as maneiras de implementação e os impactos dos modelos de Escolas em Tempo Integral em Pernambuco. 

Relatório sobre o desenvolvimento de oficinas sobre Políticas Públicas de Educação Integral para a Rede de Apoio à Educação (RAE) em dois polos de atuação do projeto – Pirassununga (SP) e Ilhéus (BA)