Grupo de trabalho do Consed se reuniu no Maranhão para desenhar documento de referência no tema
O Grupo de Trabalho (GT) de Regime de Colaboração do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) se reuniu nos dias 09 e 10 de abril para tratar do fortalecimento da colaboração entre estados e municípios na educação. “O objetivo do grupo é elaborar um documento que vai indicar como dar robustez a essa estratégia, além de aprimorá-la”, explica Márcia Ferri, gerente de Alfabetização do Instituto Natura.
O encontro, que teve a participação de técnicos das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil, aconteceu em São Luís, Maranhão. O evento teve o apoio de Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, aliança que atua com o poder público na implementação do regime de colaboração para políticas de alfabetização – tema que teve especial atenção nas discussões. O GT é liderado pelo vice-governador e secretário de Educação do estado do Maranhão, Felipe Camarão.
O texto vai trazer diretrizes para orientar a boa implementação do regime de colaboração na educação e parte de boas práticas já em curso. O encontro mapeou essas ações bem sucedidas, sistematizando as iniciativas a partir de experiências compartilhadas pelos secretários de educação.
O regime de colaboração tem sido fundamental para o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas de educação no Brasil. O fortalecimento dessa estratégia mostra o potencial da união de forças entre as diferentes instâncias governamentais para tirar boas políticas do papel.