Evento também homenageou trabalho de professores da educação infantil e professores alfabetizadores
Garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental. Esse é o objetivo do Programa Criança Alfabetizada de Pernambuco, que premiou em outubro as escolas com os melhores resultados nesse cenário.
O Prêmio Escola de Destaque foi entregue pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, às 50 escolas públicas municipais de Pernambuco que tiveram o melhor desempenho na avaliação de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) em 2022. Cada uma receberá R$ 80 mil para continuar investindo em ações que perpetuem os bons resultados.
As 50 escolas com os resultados mais desafiadores receberão um incentivo de R$ 40 mil para iniciativas que contribuam com a alfabetização das crianças. Um plano de melhoria de aprendizagem vai ser implementado por essas instituições, que terão, durante dois anos, o apoio das escolas premiadas – um trabalho em parceria que estabelece uma cooperação técnico-pedagógica.
A premiação ainda homenageou o trabalho de profissionais da educação que são fundamentais para garantir a alfabetização no tempo adequado: 64 professores de Educação Infantil e professores alfabetizadores receberam menções honrosas pelo trabalho desenvolvido.
O Programa Criança Alfabetizada existe há cinco anos e funciona com base no regime de colaboração entre o estado e os municípios pernambucanos. Em 2023, a iniciativa contemplou 141.418 crianças matriculadas na Educação Infantil e 165.875 estudantes matriculados nos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.