Quarto episódio do programa fala da importância da sociedade civil para construir políticas públicas robustas
Transformar a Educação Básica é uma tarefa que envolve muitos atores. Para avançar e ter qualidade é preciso mobilizar agentes públicos e privados. A sociedade civil, aí incluído o terceiro setor, é parte importante da trajetória de adoção de políticas públicas transformadoras.
O quarto episódio do Podcast do Instituto Natura trata do papel do terceiro setor como um agente que pode contribuir para que se pense, crie e implemente um conjunto de políticas públicas que deem conta desse todo e consigam impulsionar toda a trajetória escolar. O diretor-presidente do instituto, David Saad, conversa com Heloísa Morel, diretora-executiva do Instituto Península, organização que trabalha para apoiar a melhoria da carreira dos professores.
“O Brasil tem um histórico de delegar às autoridades, exclusivamente, a responsabilidade do desenvolvimento do país”, avalia Heloísa Morel. “Um país da dimensão do Brasil com uma sociedade forte e ativa tem muito mais chances de avançar mais rápido para oferecer as condições de igualdade de oportunidades para todos os brasileiros.”
O episódio também fala da relevância dos professores para transformar a educação e discute a valorização dos docentes. Uma pesquisa do Instituto Península mediu como os professores são vistos no Brasil e o resultado foi positivo.
“Existe um mito de que a sociedade não valoriza os professores e isso é uma falácia”, esclarece Heloísa. “A sociedade tem clareza da importância da educação para a transformação da vida de seus filhos e dos jovens brasileiros, e da centralidade do professor para fazer isso acontecer.”
O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras nos principais tocadores de áudio.