Estado incentiva cooperação entre redes municipais e estadual para aprimorar resultados
Ser escola pública – da rede estadual ou municipal – e ofertar o Ensino Fundamental. Esses são os primeiros requisitos para participar do Prêmio Escola que Colabora, realizado pela Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. Para concorrer, as escolas também precisam participar do Paebes (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo), que mede a aprendizagem dos estudantes da educação básica.
O evento, realizado no fim de novembro, celebrou as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Paebes. A premiação é de R$ 70 mil, que vale como incentivo para a manutenção das boas práticas. A premiação é uma das ações que compõem o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), programa de apoio estadual em parceria da Aliança pela Alfabetização, da qual o Instituto Natura faz parte, e em parceria com o governo do estado do Espírito Santo, desde 2019.
Durante dois anos, as 50 escolas premiadas vão compartilhar boas práticas pedagógicas e apoiar outras 50 escolas com resultados mais desafiadores.
“Muito impressionante ver o impacto de uma liderança bem apropriada e engajada. Tanto o secretário quanto o governador estavam superapropriados dos resultados, da importância da premiação e de uma escola apoiar a outra para mais equidade de resultados”, diz a coordenadora de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira.
A cerimônia teve a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e do secretário de Articulação Intersetorial e Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação, Maurício Holanda Maia.