Conteúdos

Instituto Natura apoia programa de Alfabetização em Pernambuco

Iniciativa é uma parceria do governo de Pernambuco com o Instituto Natura, Fundação Lemann e Bem Comum e deve colaborar com a alfabetização de mais de 300 mil crianças

Créditos: Comunicação Governo do Estado de Pernambuco
Créditos: Comunicação Governo do Estado de Pernambuco

No dia 11 de junho, o governo do estado de Pernambuco lançou o Programa Criança Alfabetizada, uma iniciativa que faz parte do PARC (Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração), realizado com a parceria do Instituto Natura e da Fundação Lemann, assim como o apoio e conhecimento técnico da Associação Bem Comum.

A iniciativa tem como objetivo garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública com até sete anos de idade. Ao todo serão mais de 330 mil estudantes envolvidos.

Os municípios são convidados a integrar o programa por meio de um termo de adesão, assinado pelas prefeituras, sendo essa parceria importante principalmente porque é na rede municipal onde ocorre o processo de alfabetização.

Créditos: Comunicação Governo do Estado de Pernambuco
Créditos: Comunicação Governo do Estado de Pernambuco

Serão contemplados 19 mil professores alfabetizadores e o oferecimento de formação continuada de mais de 23 mil profissionais; dentre gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Também serão ofertadas bolsas pelo Estado para 552 profissionais (coordenadores e formadores municipais) que atuarão na pré-escola e nos 1º e 2º anos em cada município.

O programa prevê, ainda, a avaliação anual de mais de 94 mil estudantes e mais de R$ 6 milhões por ano estarão reservados ao Prêmio Escola Destaque, que vai garantir recursos para incentivar as escolas mais bem colocadas no ranking, bem como apoio técnico e financeiro para as de menor resultado.

Compartilhe: