Conteúdos

Alfabetização no tempo adequado melhora desempenho futuro do aluno

Pesquisa mostra mais chance de atingir nível avançado em português e matemática entre os que aprenderam a ler até o 2º ano 

A probabilidade de um estudante alcançar o nível avançado de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano é de 55% se ele foi alfabetizado até o segundo ano do Ensino Fundamental e de apenas 21% se não foi alfabetizado até o 2º ano do Ensino Fundamental. Este é o resultado do estudo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura. 

A pesquisa traz dados inéditos, que corroboram a importância da alfabetização no tempo adequado para toda a trajetória escolar, com resultados efetivos perenes. Aqueles que foram alfabetizados até o 2º ano também têm melhor desempenho, inclusive em outras disciplinas: considerando o nível adequado no 5º ano, o percentual dos que o alcançam em Matemática é de 74% entre os que foram alfabetizados adequadamente contra 42% entre os que não foram. 

O estudo foi ancorado nas avaliações de desempenho dos estudantes das redes de ensino do Ceará em 2016 e 2019, além dos dados de 2019 do Saeb, e conseguiu analisar o desempenho dos mesmos alunos no 2º e, mais tarde, no 5º ano do ensino fundamental. Os alunos cearenses adequadamente alfabetizados que chegam ao 5º ano sem reprovações têm, em média, 2,6 vezes mais chances de alcançar o desempenho avançado do que um aluno que não teve oportunidade de ser adequadamente alfabetizado até os sete anos de idade. 

Os resultados mostram que estudantes alfabetizados adequadamente até o 2º ano teriam, na projeção nacional, 3,2 mais chances de estarem no nível avançado de Português e 4 vezes mais chance de estarem no nível avançado de Matemática. 

“Uma criança alfabetizada até o 2º ano do Ensino Fundamental tem toda a sua trajetória escolar impactada. A alfabetização na idade certa é fundamental para o cidadão se desenvolver plenamente e continuar sua trajetória escolar com sucesso”, avalia a gerente de políticas de alfabetização do Instituto Natura, Marcia Ferri. “É um direito das crianças, previsto na Base Nacional Comum Curricular, estarem alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Sabemos que não ser alfabetizado na idade certa prejudica toda a trajetória escolar do aluno, se refletindo em altas taxas de reprovação, distorção idade-série, taxas de evasão escolar, acesso ao mercado de trabalho e mais limitações para o desenvolvimento do seu pleno potencial.”    

Esta é a primeira pesquisa no Brasil que analisa a evolução da trajetória escolar dos alunos nesta etapa da educação básica e considera a pesquisa Alfabetiza Brasil, que foi lançada em junho pelo governo federal para estabelecer o parâmetro para avaliar a alfabetização: são consideradas alfabetizadas as crianças com nota igual ou maior que 743 pontos na escala Saeb. 

Compartilhe: