Conteúdos

Pernambuco vai ter primeira escola integral indígena

A unidade inédita no estado vai funcionar no Sertão, de acordo com anúncio do governo

O governo de Pernambuco anunciou que o estado vai ter a primeira escola indígena em tempo integral, no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano. A Escola Estadual Indígena Capitão Dena, que atende sobretudo jovens estudantes do povo Truká, vai passar a adotar a proposta pedagógica, visando a educação, neste ano. 

Pernambuco tem 160 escolas indígenas espalhadas por diferentes regiões e atende cerca de 16 mil estudantes indígenas, de diferentes povos. Outras unidades estão em construção.

Na ocasião do anúncio, o governo também informou que 14 novas escolas pernambucanas passarão a ser do modelo integral. Com a mudança, das 1.059 escolas da rede estadual, 651 passam a ser integrais. “A educação é o caminho que temos para a verdadeira democracia, libertação e conquista dos sonhos”, afirmou a governadora Raquel Lyra na ocasião do anúncio.

Pernambuco é o estado brasileiro com mais escolas em tempo integral. O estado foi pioneiro em adotar o modelo e manteve a aposta na política, que é centrada no protagonismo dos estudantes, oferecendo atividades e conteúdos complementares que extrapolam a Base Nacional Comum Curricular e fortalecem a construção de um caminho autônomo para os jovens. Além disso, atualmente, a rede conta com apoio do Instituto Natura, com foco no fortalecimento da educação integral nos Anos Finais do Ensino Fundamental.  

Compartilhe: