Conteúdos

Paraíba dá mais um passo no fortalecimento da educação básica 

Estado prevê trabalho em cooperação com os municípios e incentivos às escolas para garantir alfabetização na idade certa 

O governo da Paraíba lança o programa Alfabetiza Mais, iniciativa que reforça a parceria entre o estado e os municípios para garantir que crianças saibam ler e escrever aos sete anos de idade. O Instituto Natura participou da cerimônia de lançamento, realizada no último dia 18. 

Com o investimento anunciado de R$23 milhões, o projeto prevê a formação de professores alfabetizadores e de gestores com foco na alfabetização, o acompanhamento dos alunos, a organização de painéis para troca de informações, a elaboração de material didático Veredas da Leituras, focado na leitura para o ciclo de alfabetização, e a implementação da avaliação de fluência, que mede as habilidades de escrita e leitura das crianças. Além disso, os municípios que apresentarem bons indicadores de alfabetização vão receber recursos vindos do ICMS estadual.

Márcia Ferri, líder de políticas de alfabetização Instituto Natura, explica que o programa prevê ainda valorizar escolas com bons resultados e apoiar aquelas com mais desafios.

“As 100 escolas com os melhores resultados em uma avaliação anual serão premiadas e as 100 com os resultados mais desafiadores receberão incentivos para seguir o trabalho”, detalha. “A ideia é que haja uma troca e um compartilhamento para que as escolas com desempenho melhor apoiem as outras.”  

O ‘Alfabetiza Mais Paraíba’ reforça o trabalho iniciado com a lei de 2021 que criou o Regime de Colaboração em Educação do Estado, já com o objetivo de garantir a alfabetização e corrigir eventuais déficits de aprendizagem, apoiando professores no ciclo de alfabetização e contribuindo com estratégias pedagógicas. 

Com a Paraíba, são 15 estados apoiados pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e pela Associação Bem Comum que implementaram programas de fortalecimento do aprendizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental dentro do modelo da PARC, a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, em que estados e municípios trabalham lado a lado para fortalecer a educação pública.  

A afirmação do compromisso político e técnico permite um modelo de cooperação e viabiliza incentivos que permitem a formação adequada dos profissionais da educação e a realização de monitoramentos que detalhem os resultados alcançados para que eles possam ser mantidos ou aprimorados. A PARC também tem garantido o engajamento de escolas, gestores e professores para a construção conjunta de uma educação de qualidade. 

Compartilhe: