Conteúdos

Acompanhe as atualizações dos nossos compromissos com a Educação

Vamos juntos conferir as novidades da atuação do Instituto Natura no mês de março? 

Nosso compromisso com a Alfabetização 

Os estados em que temos parcerias estão engajados no planejamento de formações de professores, gestores escolares e equipes regionais para avançar com os programas de alfabetização em 2021. Pernambuco, por exemplo, realizou nos dias 10, 11 e 12 de março a “1ª Reunião de Alinhamento 2021 – Coordenadores e Formadores Municipais” para apresentar o planejamento do trimestre e o plano de ação do Criança Alfabetizada.

Clique aqui para saber como foi. 

Nosso compromisso com o Ensino Médio

Este mês realizamos uma análise baseada nos dados do Censo Escolar divulgado pelo Inep/MEC e identificamos que, entre 2019 e 2020, 18 das 27 unidades da federação tiveram crescimento significativo, de pelo menos 30%, no número de escolas que adotam o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral. Clique aqui e confira a matéria completa. 

Também ocorreu a Formação Inicial para as Equipes Gestoras e Escolares do Amazonas (AM) e de Minas Gerais (MG). Um grande momento para a implantação da política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e o reforço do compromisso da expansão do modelo pelos estados, apesar dos desafios impostos pela pandemia. As formações foram remotas e trataram das bases e fundamentos do modelo de gestão e pedagógico. Houve a participação de aproximadamente 580 profissionais no AM e 1.420 profissionais em MG. Clique aqui e saiba como foi a formação em AM.  Clique aqui e saiba como foi a formação em MG.

Fique por dentro da ampliação do EMTI em diferentes estados e da ação com Eletivas no Espírito Santo. Acesse os links abaixo! 

Nosso compromisso com as Agendas Prioritárias da Educação 

Você sabia que apoiamos o projeto Vamos Aprender, uma iniciativa de Consed e Undime, que oferece um conjunto de conteúdos educativos de qualidade e prontos para serem veiculados por qualquer emissora de TV? As Secretarias de Educação que se tornam parceiras do Vamos Aprender recebem todos os 320 episódios prontos para veiculação em TV aberta local, plataformas digitais, aplicativo ou site. A iniciativa fornece roteiro dos programas e apoio pedagógico especializado para complementar as estratégias de ensino híbrido durante a pandemia. É tudo gratuito e alinhado com a BNCC. Clique aqui e faça parte. 

Anote na agenda: o FGV CEIPE promove, no dia 8 de abril, às 14h, o webinário com o tema “Boas práticas do ensino remoto e recomendações para o ensino híbrido”. O evento contará com a participação da diretora do CEIPE, Claudia Costin, e do diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad. Clique aqui e inscreva-se

Além disso, este mês, a presidência da Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados foi definida, a deputada Professora Dorinha Seabra (DEM/TO) é a nova presidente da CE neste ano. Também houve a aprovação da lei de regulamentação do Fundeb e a criação do Conselho de Controle Social do Fundo. Clique aqui e saiba mais sobre a regulamentação do Fundeb.  

Nosso compromisso com as Consultoras de Beleza Natura 

Obter o diploma do ensino básico é um sonho para muitas das Consultoras de Beleza Natura. Pensando nisso, lançamos duas ofertas exclusivas de educação focadas em apoiar as Consultoras nos estudos para a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), avaliação que permite a certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Foram concedidas, em parceria com o Descomplica, mais de 1.400 bolsas anuais e gratuitas do curso preparatório do ENCCEJA. As Consultoras poderão se preparar com aulas que podem ser baixadas e assistidas de forma off-line, plantões de dúvidas e correções de redações, com foco nas edições do ENCCEJA de 2020 e 2021, visto que ambas estão com as datas incertas por conta da pandemia. Juntos de Crer Para Ver, também lançaremos ao longo do mês de abril um curso próprio de preparatório para o ENCCEJA, em parceria com a Ação Educativa, Lys Aprendizagem Simplificada e Biscos, que será disponibilizado no Site Consultoria Natura, em treinamentos, na categoria de Desenvolvimento para a Vida. Os conteúdos deste curso ficarão disponíveis para todas as Consultoras de Beleza Natura. Clique aqui e veja o passo a passo de acesso.

Compartilhe: