Conteúdos

Ensino Médio Integral chega a 512 escolas do Ceará

Estado expandiu presença do modelo que foca em protagonismo dos jovens para 75% da rede

Fonte imagem: Governo do Ceará

Em 2024, o Ensino Médio Integral no Ceará cresceu. A expansão do modelo no estado levará a política integral a 512 unidades de ensino, beneficiando 177 mil estudantes. Com 29 novas escolas ofertando a jornada prolongada e a política que dá protagonismo aos jovens, 75% da rede estadual será contemplada com o Ensino Médio Integral, que no estado compreende tanto escolas propedêuticas como as de educação profissional. A meta do estado é universalizar a rede para tempo integral até 2026, isto é,  garantir que todas as escolas de ensino médio ofertem uma proposta de escola voltada para o projeto de vida do estudante. 

Estão incluídas nesta nova etapa de expansão uma Escola Estadual de Educação Profissional, duas de Ensino Médio e Profissional do Campo e 26 de Ensino Médio em Tempo Integral. As novas escolas em tempo integral estão em 21 municípios, com destaque para a capital, Fortaleza, que tem sete das novas unidades contempladas.

O investimento de cerca de R$ 70 milhões previsto pelo governo para o programa de expansão inclui ampliação e adaptação das escolas, aquisição de novos equipamentos, além de gastos com alimentação escolar, salário de professores e contratação de profissionais terceirizados.

Para a secretária estadual de educação, Eliana Estrela, a expansão fortalece o histórico cearense de comprometimento com as escolas em tempo integral, modelo fortalecido em diferentes gestões.

“O tempo integral para nós é muito valoroso. Conseguimos ver os resultados do quanto é importante o aluno ter mais tempo na escola, se dedicando aos estudos, com o auxílio de professores.”

Compartilhe: