Cerimônia premiou escolas com melhores resultados e reforçou colaboração entre estados e municípios
O Mato Grosso do Sul deu mais um grande passo na implementação de sua política de Alfabetização: a cerimônia de premiação Escola Destaque do programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança. A cerimônia, realizada na capital do estado, Campo Grande, premiou as 30 escolas com os melhores resultados de 2023 na alfabetização.
O evento teve a participação do governador Eduardo Riedel, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Secretário de Educação do estado, Hélio Daher, além de representantes da Assembleia Legislativa, da bancada federal, da sociedade civil e da comunidade escolar.
Os resultados das escolas foram avaliados de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems). As 30 escolas com resultados mais desafiadores também receberam um apoio financeiro para conseguir melhorar seus resultados.
O MS Alfabetiza foi lançado em 2022 com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças e garantir que todos os alunos saibam ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental. As ações do Programa são firmadas em regime de colaboração entre o governo do Mato Grosso do Sul e os 79 municípios do estado, com apoio da Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
A cooperação e os incentivos entre estados e municípios é um dos cinco eixos da política, implementada em parceria com Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Instituto Natura, Assomasul e Undime-MS. Os outros quatro pilares que estruturam o programa são: formação continuada de professores e gestores escolares; avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; fortalecimento da gestão escolar; e oferta de material didático complementar. Neste ano, o MS Alfabetiza beneficiou até aqui 622 escolas de Ensino Fundamental e atendeu cerca de 190 mil estudantes.