Conteúdos

Rio Grande do Sul vai a Pernambuco para aprender sobre Ensino Médio Integral 

Comitiva gaúcha trocou informações sobre boas práticas e visitou escolas pernambucanas para conhecer modelo pedagógico e de gestão 

O Ginásio Pernambucano, escola de referência na implementação do Ensino Médio Integral – a primeira no Brasil a adotar o modelo, foi um dos colégios pernambucanos a receberem a visita de uma comitiva do estado do Rio Grande do Sul que esteve em Pernambuco para conhecer em detalhes a proposta pedagógica e de gestão. O estado tem uma experiência de ensino integral, mas quer qualificá-lo e expandi-lo para todo estado. 

A meta da gestão gaúcha é ter 50% das escolas de ensino médio em tempo integral até 2026 e 15 diretores de escolas que já são integrais no estado sulista participaram do intercâmbio em Pernambuco.

“Foi um grande aprendizado para nós, saímos com muitas inspirações e muito motivados a seguir com o processo de implementação no Rio Grande do Sul”, disse o Subsecretário de Desenvolvimento da Educação do RS, Marcelo Jerônimo. 

Além de ter encontros técnicos, com troca mútua de informações de gestão e espaço para o compartilhamento de dúvidas, o grupo também vivenciou a rotina e a dinâmica das escolas de Ensino Médio Integral.

“O dia a dia nos permitiu ver como as escolas têm desafios, mas têm muita potência, muitas soluções. Foi interessante ver como escolas que têm desafios de infraestrutura até maiores do que as do Rio Grande do Sul conseguiram fazer a diferença na vida de seus alunos”, contou Jerônimo. 

Pernambuco é o estado brasileiro com mais escolas em tempo integral: são 534 unidades de ensino, ou seja, 68% da rede. O estado foi pioneiro e manteve a aposta no modelo pedagógico centrado no protagonismo dos estudantes, oferecendo um currículo integrado com componentes curriculares, práticas educativas e vivências que extrapolam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fortalecem a construção de um jovem autônomo, solidário e competente. 

O Instituto Natura e outras organizações parceiras atuaram como articuladores entre os dois estados, facilitando o intercâmbio de boas práticas. A diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro implementador do modelo pedagógico e de gestão, Thereza Barreto, explica que compartilhar os aprendizados do desenvolvimento da política de educação integral de Pernambuco é parte dos compromissos assumidos pela instituição.

“É o que devemos fazer diante da necessidade de ampliar, cada vez mais, essa política junto aos demais estados brasileiros. A experiência acumulada no ‘berço’ da Escola da Escolha a qualifica como a mais longeva e perene política em educação integral em escala no Brasil.” 

iN na Ponta 

O Instituto Natura investe neste tipo de experiência frequentemente e estende o convite para suas colaboradoras e colaboradores. O objetivo é garantir que toda a equipe iN compreenda e conheça o trabalho que a instituição promove na ponta. 

Visitaram o Ginásio Pernambucano a Analista de Educação e Mobilização para Consultoras de Beleza no Brasil Pâmela Otra e a Analista de Educação do iN Argentina Delfina Campetella.

“Foi uma experiência incrível conhecer os alunos, conversar com os professores, entender como a reformulação do ensino médio incentiva o desenvolvimento de habilidades e reflexões sobre projeto de vida”, conta Pâmela.

Delfina ressaltou a riqueza de conhecer referências educacionais em outro país:

“Foi muito interessante ver como eles estavam interessados em sanar desafios e fazer essa ampliação dar certo.” 

A abertura ao aprendizado também chamou a atenção de Pâmela Ota.

“Pude apresentar um pouco das ações e compromissos do iN e trocar com profissionais com tanto de tempo de carreira como os que estavam na comitiva, mas que estavam ali para ressignificar os seus conhecimentos. A educação de fato transforma, e que bom que fazemos parte desse propósito.” 

Compartilhe: