Novo episódio discute os desafios para melhorar resultados na área e os impactos que essa mudança poderia ter
Mais de 90% dos estudantes terminam a Educação Básica sem conhecimento adequado em matemática. Há defasagens em todas as etapas do ciclo escolar, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
É na matemática que estão ainda as maiores desigualdades socioeconômicas e iniquidades raciais na aprendizagem. Além de deixar um buraco na formação básica, a aprendizagem inadequada da matemática também fecha portas para futuros prósperos.
O novo episódio do Podcast do Instituto Natura fala do ensino de matemática no Brasil e dos caminhos para melhorá-lo. O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, conversa com a diretora-executiva do Instituto Reúna, Katia Smole, que foi Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação.
“A matemática não pode ser pensada só do ponto de vista da aplicação imediata. Existem estudos muito robustos mostrando como aprender bem algumas estratégias de raciocínio algébrico te permitem desenvolver raciocínio lógico que vai ser usado para produzir ciência, para produzir texto e em coisas muito concretas do cotidiano. Aprender bem matemática é um direito de desenvolvimento integral da pessoa”, explica Katia Smole.
A diretora-executiva do Instituto Reúna chama atenção para os benefícios de longo, médio e curto prazo do bom aprendizado da matemática, com impacto inclusive em situações corriqueiras.
“Imagine que um dia você precise ir a um hospital e receber uma medicação. O enfermeiro que te atender precisa saber regra de três para calcular a dosagem do remédio que vai ser dado. 0,3 ml é muito diferente de 3 ml”, exemplifica.
O episódio aborda ainda o atual cenário da educação brasileira a partir de indicadores recentes, os desafios para uma coordenação sistêmica da educação
O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.