Conteúdos

Precisamos falar sobre Educação. Vem com a gente?

No Dia Mundial da Educação, reafirmamos a nossa razão de ser: a Educação. E destacamos nossos compromissos em apoiar políticas públicas educacionais transformadoras, impulsionar as principais agendas da Educação e promover o desenvolvimento integral das Líderes e Consultoras de Beleza Natura. Sempre com a aspiração de garantir aprendizagem de qualidade no Brasil e também nos países que iniciamos atuação em 2020: a Argentina, o Chile e o México.

Sabemos que a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades sociais e tornou os desafios da Educação Pública ainda maiores. Estamos há um ano trabalhando, aprendendo e buscando soluções para apoiar estados e municípios nesse processo de superar barreiras e oferecer Educação de qualidade para todas as crianças e jovens. 

Neste período de calamidade que vivemos, a saúde é a política pública de prioridade para que possamos superar a Covid-19. Mas não podemos nos esquecer da urgência da Educação. Precisamos falar sobre Educação. A Educação que acreditamos transforma vidas e oferece um futuro mais digno para todos nós.

No Brasil, as crianças em idade de alfabetização foram especialmente impactadas pela suspensão das aulas presenciais. Mesmo assim, houveram professores, gestores escolares e familiares que não mediram esforços para que o aprendizado fosse possível.

“Tivemos que adaptar nossas metodologias, o nosso trabalho, os nossos horários para alcançar os nossos alunos”

Diretora Arielma Nunes da Escola Princesa Izabel no Amapá.

Um exemplo desse esforço constante para que as crianças continuem se alfabetizando aconteceu em Serra Talhada – Pernambuco. No documentário ‘Lições da pandemia: a criatividade e inovação dos professores de Serra Talhada’, as professoras Maria e Aguimar contam como preparam suas vídeoaulas, com muita criatividade, músicas e histórias, para continuar captando o interesse de seus alunos, além da distribuição de apostilas para aqueles que não têm acesso à internet. Você pode assistir ao documentário clicando aqui.

“Como promover a alfabetização na pandemia” será o tema da live promovida pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum hoje às 17h30 no Facebook da Fundação Lemann. A professora Lorena Carvalho vai conduzir um bate-papo com a educadora Mara Mansani, vencedora do prêmio Educador Nota 10 com projeto em alfabetização, Fatima Melo, coordenadora pedagógica em escola da rede pública de Sobral (CE), e Márcia Ferri, gerente de projetos no Instituto Natura, responsável pelo Compromisso de Alfabetização na Idade Certa em Regime de Colaboração. As convidadas vão falar sobre desafios, aprendizados e dar dicas a educadoras e educadores que estão lecionando online ou de forma híbrida. Você pode confirmar sua presença, clicando aqui.

Já para os jovens,enxergamos as políticas de expansão e implantação do Ensino Médio Integral (EMI) como um caminho para recuperarmos o atraso de aprendizado. O Ensino Médio Integral é uma solução potente para reduzir as desigualdades ampliadas pela Covid-19, pois oferece mais tempo de qualidade para que estudantes, junto de seus professores, desenvolvam-se integralmente e ampliem suas competências cognitivas e emocionais.

“Eu vivencio todos os dias as transformações na vida dos jovens e dos profissionais, porque o Integral acaba mudando a vida de todo mundo que está envolvido nesse processo.”

Jôsi Santos, professora de Projeto de Vida

A evasão escolar no Ensino Médio também é uma questão de grande preocupação no Brasil, por isso, mais do que nunca, precisamos de um ambiente escolar que acolha as necessidades e fragilidades de seus estudantes e forme jovens protagonistas de suas vidas, que compreendam a importância da Educação para a construção de seu projeto de vida.

Durante todo o período de aulas remotas, muito foi aprendido pela comunidade escolar. Por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso lançou um ebook que reúne as boas práticas de 19 Escolas Plenas – escolas que oferecem Ensino Médio Integral. Você pode ter acesso ao e-book clicando aqui.

Por falar em projeto de vida, acreditamos que nunca é tarde para aprender e que podemos conquistar grandes sonhos por meio da Educação. Por isso, juntos de Crer Para Ver, lançamos hoje, no Dia Mundial da Educação, a campanha Aprender hoje, #EuEscrevoEssaHistória, em prol da Educação ao longo de toda a vida de todas as Consultoras e Consultores de Beleza Natura no Brasil.

Por meio do site oficial, www.aprenderhoje.natura.net, a campanha oferece uma jornada de reflexão que leva à construção de um “projeto de vida” para o diagnóstico dos sonhos e aspirações que cada Consultora de Beleza Natura tem. Ao responderem a um questionário rápido e interativo, as Consultoras receberão, de acordo com o perfil identificado, a indicação para conhecerem as oportunidades de educação oferecidas gratuitamente por Natura Crer Para Ver e o Instituto Natura, como cursos de educação digital e educação financeira, preparatórios para as provas do ENEM e ENCCEJA, inglês e bolsas de estudos para o Ensino Superior.

Como puderam perceber, aqui no Instituto Natura temos várias frentes trabalhando diariamente e o ano todo para transformar a Educação do Brasil. Todo dia é dia da Educação para a nossa rede diversa, formada por colaboradores, organizações do terceiro setor, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, gestores públicos de ensino, professoras e professores, mães, pais e estudantes. Além de toda a nossa rede de afeto, formada por Líderes, Consultoras e Consultores de Beleza Natura que se mobilizam com a venda da linha Natura Crer Para Ver, abrem mão de seus lucros e possibilitam o nosso trabalho pela Educação.

Feliz Dia Mundial da Educação!

Compartilhe: