Conteúdos

Benevides dá início às atividades da educação em tempo integral

Formação com professores e gestores é pontapé inicial da implementação da política no município paraense

Uma semana imersiva de formação para professores e gestores escolares marcou o início da implementação da política de educação integral no município paraense de Benevides. O projeto marca o início da atuação do município no tempo integral para o ciclo de Ensino Fundamental 1, saltando de 0,2 para 11% dos alunos do ciclo na rede em tempo integral em seu primeiro ano de implementação.

“Fazemos não só a formação complementar para as aulas regulares, mas também formações específicas para ciências humanas, ciências da natureza, artes e competências socioemocionais”, explica a coordenadora do Compromisso de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira.

“Além das disciplinas focadas no dia a dia da sala de aula, também foi feita uma formação de manipuladores de alimentos, porque as escolas de tempo integral oferecerão um cardápio muito completo para as crianças, que contará com reforço de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Benevides é o primeiro município do estado a fazer essa formação pela rede municipal.”

Em novembro do ano passado, a equipe do iN já havia estado em Benevides para acompanhar as oficinas de preparação da proposta pedagógica para a educação em tempo integral, que foi desenhada com a Associação Bem Comum com apoio do Instituto Natura e da Fundação Lemann,  e com formadores e coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta também foi elaborada em parceria com profissionais da rede, com o objetivo de que o projeto contemple aspectos específicos relevantes para o território.

A elaboração do currículo incluiu uma imersão na cultura local, no conhecimento territorial, nos modos de vida e na identidade étnico-racial, para que a proposta garantisse a construção de um ambiente de equidade e de valorização integral dos estudantes.

O iN também trabalha em parceria com o governo do Pará para apoiar a proposta integral no Ensino Médio e no Ensino Fundamental 2 na rede estadual, mas Benevides é o primeiro município do estado a adotar uma política própria, no ciclo de ensino do Fundamental 1. Em 2024, o projeto começa com a implementação de quatro escolas em tempo integral, com perspectiva de expansão para mais escolas adotando o modelo no ano que vem.

Compartilhe: