Conteúdos

A potência do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 

Em evento, diferentes atores defendem estratégia baseada em igualdade racial e social, e respeito mútuo para alfabetizar crianças 
   

É necessário ter uma estratégia nacional, respeitando as peculiaridades e os avanços regionais para garantir a alfabetização das crianças. A análise é compartilhada pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, pelos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e da Paraíba, João Azevêdo, e pelos secretários estaduais de Educação que participaram da mesa de abertura do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília, e reuniu 500 pessoas de forma presencial, quase 40 mil inscritos de forma on-line e mais de 90 mil acessos no Youtube. 

Com apoio das organizações civis, dos estados e municípios, assim como do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), da Associação Bem Comum, do Instituto Natura e da Fundação Lemann, o evento mostra como as parcerias intersetoriais produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças. 

“Nós estamos aqui pelo direito das crianças de ter chance”, ressaltou Izolda Cela, na abertura do Seminário. “Temos de respeitar as autonomias”, reiterou. “O que seria de nós se não fossem as boas interlocuções e a capacidade de ter parceiros?”, acrescentou a secretária-executiva, que foi governadora do Ceará e secretária estadual de Educação. 

Os ministros Camilo Santana (Educação), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome) defenderam que a educação deve ser associada aos esforços de combate à fome, à igualdade racial e social, reiterando que esta é a prioridade de governo.

“Não é justo o filho de um pobre não ter direito de ir para uma boa escola. Estamos juntos para construir uma forte política de alfabetização neste país. Garantir um futuro melhor para nossas crianças e para os nossos jovens”, disse Camilo Santana. 

Representantes do Instituto Natura, apoiador do seminário, estiveram no evento e reiteraram a importância de políticas estruturadas de alfabetização no Brasil.

“Hoje temos 3.800 municípios envolvidos em políticas estruturadas de alfabetização, chegando ao alcance de mais de 3 milhões de alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Hoje é um dia histórico de muita celebração mesmo, da gente poder realizar um feito desta magnitude no Brasil.”, comemora a Diretora de Políticas Educacionais do iN, Maria Slemenson. 

Para Márcia Ferri, Gerente de Alfabetização do instituto, a presença de representantes governamentais, conselhos e atores do terceiro setor no evento foi fundamental na construção da discussão. 

“No primeiro dia, contamos com a presença de governadores, secretários estaduais e municipais de educação, Consed, Undime e atores do terceiro setor. Todos mobilizados e convocados a formar uma grande rede que tem como foco apoiar o trabalho do professor em sala de aula e apoiar o trabalho dos gestores escolares. Além disso, contamos também com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, que apresentou a proposta do compromisso nacional da criança alfabetizada.” 

Compartilhe: