Conteúdos

Formatura reúne Consultoras que concluíram Ensino Médio em Pernambuco 

Encerramento da etapa da Educação Básica é fruto de parceria entre Instituto Natura e Sesi 

Foram 200 dias de curso. Rhianny Gondim do Nascimento conhece o número que permitiu que ela concluísse o Ensino Médio, um desejo antigo. Aos 24 anos, a Consultora de Beleza é uma das 56 pernambucanas que se formaram no dia 18 de janeiro, em uma celebração virtual que marcou o fim do percurso pela Educação Básica.

“Eu estou orgulhosa pela conquista, experimentando uma mistura de emoções. A formatura marca o término de uma etapa significativa na minha vida acadêmica.” 

O curso foi parte de um programa de incentivo e apoio pedagógico para Consultoras que desejassem concluir o Ensino Médio. Uma parceria do Instituto Natura com o Sesi São Paulo e Sesi Pernambuco garantiu bolsas de estudo integrais e um incentivo financeiro de R$ 300 às selecionadas. 

Para Rhianny, o curso simbolizou o esforço e a dedicação que ela investiu na própria educação, o que ela considera fundamental.

“A educação capacita indivíduos, dá conhecimento, habilidades e perspectivas críticas e ainda nos prepara para vários desafios na vida”, avalia.  

O programa teve uma grade flexível, de acordo com o modelo de novo EJA (Educação de Jovens e Adultos) oferecido pelo Sesi, o que permitiu eliminar matérias ou competências curriculares de acordo com o conhecimento prévio das Consultoras. Eliminando conteúdos a partir do que sabiam, cada uma tinha um plano de aulas individualizado, o que permite que os estudantes sejam protagonistas do próprio processo de aprendizagem.  

Uma mentoria também apoiou a permanência das estudantes no curso, com um acompanhamento para eventuais necessidades manifestadas pelas Consultoras. Um grupo de acompanhamento no whatsapp ajudou a ampliar a rede de aprendizagem. 

“No começo, tive pequenos contratempos, mas depois me organizei”, conta Rhianny. “Depois de terminar as atividades, tive um pequeno atraso para conseguir o certificado, mas com a assistência da equipe do Crer Pra Ver consegui obtê-lo rapidamente.” 

Rhianny vê a formatura como etapa fundamental para seu desejo de futuro, que é construir uma trajetória que garanta a ela autonomia financeira.

“Quero persistir nos estudos, me aprimorar para um concurso público, e investir tanto no meu desenvolvimento pessoal quanto em um futuro promissor para mim e para minha família”, planeja. 

Em março, uma nova formatura está marcada como parte do programa apoiado pelo iN: desta vez para Consultoras paulistas que estão cursando o Ensino Médio por meio das bolsas integrais. 

Compartilhe: