Conteúdos

Notícias de Abril: novidades sobre alfabetização, ensino médio e mais!

Reunimos aqui as principais novidades do mês de abril para que você fique por dentro da atuação e apoios do Instituto Natura e outros importantes acontecimentos para a Educação Básica do nosso país. Vem com a gente!

Nosso compromisso com a Alfabetização


Inscrições abertas para o Seminário Conectados pela Alfabetização:

Nos dias 17 e 18 de maio, acontecerá o evento remoto Conectados pela Alfabetização com o tema “A sustentabilidade de políticas públicas para garantir a alfabetização na idade certa”. O evento abordará o cenário da educação neste ano eleitoral, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, a exposição de boas práticas de municípios integrantes da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) e muito mais! Inscreva-se clicando aqui.

Avaliações de Fluência Leitora estão acontecendo pelo Brasil: 

Os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe estão realizando a Avaliação de Fluência Leitora em suas crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Todos esses 9 estados recebem o apoio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), formada pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum.

A Avaliações de Fluência Leitora é essencial para sabermos se as crianças estão sendo alfabetizadas na idade certa, isto é, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Ela também fornece importantes informações para os professores revisarem e pensarem em novas ações com foco no aprendizado dos alunos e subsídios para que os gestores da Educação saibam o que é preciso ser trabalhado nas formações de professores alfabetizadores.

Mais incentivo para a Alfabetização na Idade Certa do Amapá:

Além disso, o estado do Amapá deu um grande passo no Programa Criança Alfabetizada, que recebe o apoio do Instituto Natura por meio da PARC, e realizou o repasse da cota-parte do ICMS para a educação às suas prefeituras. Este é um incentivo essencial para a priorização da Alfabetização nos municípios. Confira mais informações clicando aqui.

Nosso compromisso com o Ensino Médio Integral


Conheça os jovens porta-vozes do Ensino Médio Integral:

Reunimos 51 estudantes de escolas públicas integrais de todo o país em encontros online mensais para formações e trocas sobre temas como produção de conteúdo, diversidade e inclusão, bem-estar e muito mais. O objetivo é que eles coloquem o protagonismo em prática e sejam os verdadeiros porta-vozes do Ensino Médio Integral (EMI) em suas localidades, afinal, nada melhor do que quem vivencia o EMI para compartilhar essa experiência transformadora e cheia de oportunidades. Saiba mais, clicando aqui.

Existe educação pública de qualidade no Brasil?

Lançamos uma nova série de vídeos no canal do Youtube do Instituto Natura para responder à pergunta “Existe educação pública de qualidade no Brasil?”. Neles apresentamos educadores e estudantes do Ensino Médio Integral por todo o Brasil e suas experiências de como é vivenciar escolas que valorizam o projeto de vida de seus alunos, o respeito e boa convivência e o vínculo entre toda a comunidade escolar. Assista clicando aqui.

Troca de experiências entre as Secretarias de Educação:

No último dia 24, aconteceu mais um encontro das Rodas de Conversa do Ensino Médio Integral, reunião mensal que promove o diálogo e troca de experiências entre as 21 Secretarias de Educação dos estados que apoiamos. Dessa vez o compartilhamento foi sobre os impactos sociais da qualificação da educação pública e estratégias de monitoramento do Ensino Médio Integral. Para falar sobre a temática, estiveram presentes Naercio Menezes Filho, economista e pesquisador do Insper, e Rodrigo Araújo, coordenador de gestão de Sergipe

“Eu sou economista e vejo a importância da educação em vários aspectos da vida econômica e o que a gente pode fazer de mais importante no país, é isso: entregar os jovens preparados para a vida. A hora que a gente tiver os municípios e estados entregando 70% deles com aprendizado bom e desempenho satisfatório, tenho certeza de que as coisas vão melhorar como um todo no país. É um dos trabalhos mais importantes que a gente pode fazer”, destacou Naércio em uma de suas falas.

Nosso compromisso com a Articulação das Agendas Prioritárias da Educação


Participamos do Encontro Anual Educação Já 2022:

No dia 26 de abril, estivemos presentes no Encontro Anual Educação Já, que marcou um momento muito importante para a Educação Básica em 2022 ao reunir diversos especialistas, gestores públicos e organizações do 3° setor comprometidos com uma agenda sistêmica de políticas públicas educacionais. Você pode saber mais sobre o encontro clicando aqui.

Disseminação de estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia:

Com o objetivo de apoiar o enfrentamento dos desafios da pandemia na Educação, participamos de Fóruns Extraordinários das Undimes Seccionais na Bahia e Rio de Janeiro para apresentação do documento “Recomposição de Aprendizagens: Estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia”. Além disso, em aliança com a Fundação Lemann, também apresentamos o mesmo documento ao Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (GAEPE Nacional), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de algumas Secretarias Estaduais de Educação que têm demonstrado grande preocupação com questões relacionadas à saúde mental dos estudantes.

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização para as Consultoras de Beleza Natura


Mais oportunidade para concluir o Ensino Médio e ingressar no Ensino Superior:

Este mês, 250 Líderes de Negócios Natura receberam bolsas de estudos em cursos de Ensino Superior e outras 50 Líderes de Negócios Natura foram beneficiadas com bolsas integrais de estudos em um curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o ensino médio. Essa ação, em parceria com Natura Educação, tem o objetivo de incentivar a nossa rede de Líderes de Negócios a conquistar o diploma de Ensino Médio e Ensino Superior!

Inclusão digital para 9 mil Consultoras de Beleza Natura:  

Estamos realizando a Campanha Mundo Digital com as Consultoras de Beleza Natura que não têm o domínio no uso de ferramentas digitais, como redes sociais e outros aplicativos úteis para o dia a dia. Em parceria com a Natura, essa formação de letramento digital é realizada por meio do whatsapp e já beneficiou 9 mil Consultoras de Beleza Natura!

Compartilhe: