Conteúdos

Alunos do Ensino Médio Integral representarão Sergipe em evento científico

Estudantes desenvolveram soluções sustentáveis com produtos locais para problemas causados pela indústria

Duas escolas de Ensino Médio Integral vão representar o estado de Sergipe na 31ª SBPC Jovem, evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que acontece em julho. Os alunos dos Centros de Excelência 28 de Janeiro e Professor Hamilton Alves Rocha foram selecionados por projetos científicos que apresentaram e vão levar suas ideias à conferência.

A edição deste ano do evento tem o tema ‘Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza’. Os estudantes desenvolveram projetos multidisciplinares que criam soluções sustentáveis a partir de produtos locais orgânicos para diferentes problemas causados pela indústria. São propostas que contribuem para a redução de resíduos e evitam a contaminação de rios e lagos, além de danos à fauna e à flora. 

No Centro de Excelência 28 de Janeiro, que fica em Monte Alegre de Sergipe, a pesquisa intitulada ‘BioTecPalm: Tecido Biodegradável Feito a partir da Palma’ encontrou outros usos para a palma forrageira, planta com capacidade de armazenar grandes quantidades de água e que é usada sobretudo como alimento para rebanhos. 

O estudo do grupo de cinco alunos identificou a possibilidade de produção de um tecido biodegradável a partir da palma. De baixo custo no mercado e cem por cento orgânico, o produto é uma alternativa que diminui os impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

No Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, escola de São Cristóvão, região da Grande Aracaju, o foco da pesquisa foram os resíduos causados pela indústria têxtil. Misturando Química, Física, Biologia e Matemática, os estudantes desenvolveram a pesquisa ‘Potencial Aplicação de Esponjas Verdes Adsorventes na Indústria Têxtil´.

Os alunos usaram vagem da moringa, planta rica em nutrientes, como um absorvente biodegradável que pode contribuir para o processo de tratamento dos resíduos industriais. A esponja verde ajuda na remoção de corantes que contaminam rios e lagos. Em testes feitos sob supervisão da professora que coordena o projeto, o absorvente criado conseguiu reduzir 99% do corante das amostras.

O Instituto Natura celebra essas conquistas de alunos do Ensino Médio Integral, proposta pedagógica que estimula práticas que vão além das disciplinas regulares, inclusive os projetos científicos, e incentiva que os estudantes desenvolvam ideias que dialoguem com seus projetos de vida.

A 31ª SBPC Jovem acontece em julho, em paralelo à 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Com a participação de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, os eventos têm o objetivo de difundir os avanços científicos em diferentes áreas do conhecimento.

Compartilhe: