Conteúdos

Conectando jovens de norte a sul: conheça os porta-vozes do Ensino Médio Integral

Reunimos 51 estudantes de escolas públicas integrais de todo o país em encontros mensais para formações e trocas sobre temas como produção de conteúdo, diversidade e inclusão, bem-estar e muito mais. 

Em 2022, a ação conta com 3 estudantes por estado, ao todo temos 17 estados participantes. O objetivo é que eles coloquem o protagonismo em prática e sejam os verdadeiros porta-vozes do Ensino Médio Integral (EMI) em suas localidades, afinal, nada melhor do que quem vivencia o EMI para compartilhar essa experiência transformadora e cheia de oportunidades. 

No dia 29 de março, em nosso primeiro encontro virtual, o Everton, porta-voz do EMI da Paraíba, contou que isso já vem acontecendo: “Eu nunca pensei ‘ah eu vou para uma escola integral’. Da minha classe, só eu tive essa ideia de estudar em outra escola. Eu acredito que isso serviu de espelho, ano retrasado fui só eu e agora vão mais de 30 pessoas. Eu vejo que de alguma maneira eu consegui influenciar essas pessoas, eu consegui mostrar pra eles que o Ensino Médio Integral às vezes é complicado mas é motivador e abre portas. O protagonismo é a gente fazer diferente, é a gente inovar.”

Acreditamos que os estudantes são agentes transformadores da educação e, por isso, queremos estar cada vez mais perto deles. Ouvindo e aprendendo com eles. E sempre potencializando os seus sonhos e contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Saiba mais sobre o EMI:  

A política pública de Ensino Médio Integral (EMI) tem como base a proposta pedagógica de ampliação da jornada escolar para a formação integral do estudante, tendo como pilar o currículo de excelência e abrangendo as dimensões socioemocionais, cognitivas e cidadãs dos estudantes. O aluno formado por uma escola de Ensino Médio Integral estará mais qualificado para a continuidade da vida acadêmica, da formação para a vida e da formação profissional. 

O Instituto Natura apoia a implementação e expansão do Ensino Médio Integral em 21 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins. 

Compartilhe: