Conteúdos

Mato Grosso lança o Programa Alfabetiza MT com o apoio da PARC

No Dia do Estudante, 11 de agosto, o estado de Mato Grosso oficializou seu compromisso com a alfabetização de todas as crianças na idade certa com o lançamento do Alfabetiza MT. O programa recebe o apoio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), formada pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum.

O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Educação Alan Porto, prefeitos municipais, Undime MT e organizações parceiras, e aconteceu presencialmente no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo de Mato Grosso. O Alfabetiza MT tem o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças da rede pública de Mato Grosso até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum são parceiros do Alfabetiza MT por meio da PARC, oferecendo apoio e suporte técnico à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso para solucionar esse grande problema brasileiro: a não alfabetização na idade certa. 

David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, representou a PARC na cerimônia, enfatizando que essa é uma política pública inteligente, corajosa e republicana. “A questão da alfabetização no Brasil é uma das maiores tragédias silenciosas que vivemos no nosso país. Os nossos indicadores de alfabetização no Brasil são sofríveis, cerca de 50% das crianças que estão na escola não se alfabetizam na idade certa e esse é o verdadeiro problema raiz da educação brasileira. Essa não alfabetização adequada na idade certa vai trazer problemas para a criança por toda a sua vida escolar e, depois, como cidadã.”, explicou David.

Inspirada no reconhecido programa de alfabetização do Ceará, essa importante política pública com foco na aprendizagem dos estudantes terá investimentos públicos de mais de R$16,5 milhões ao ano. O governo de Mato Grosso dará apoio técnico e pedagógico, fará a formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas, disponibilização de materiais didáticos complementares e acompanhamento contínuo das ações.

Além disso, a colaboração entre estados e municípios é o pilar desta política pública para alcançar bons resultados de aprendizagem e aumentar a capacidade dos gestores em superar os desafios regionais, por isso, o Alfabetiza MT será realizado em regime de colaboração com os 141 municípios mato-grossenses.

Compartilhe: