Conteúdos

Consultoras de Beleza ganham bolsa para Ensino Médio

Sesi estende bolsas integrais do EJA a todas as Consultoras de Beleza que desejarem concluir Educação Básica no Estado de São Paulo 

A parceria entre o Sesi e o Instituto Natura que garante bolsas de Ensino Médio para Consultoras de Beleza cresceu. Agora, todas as Consultoras do Estado de São Paulo e os familiares delas que desejarem concluir a Educação Básica poderão ter acesso ao curso do EJA – Educação para Jovens e Adultos. O projeto pode alcançar +77mil Consultoras, que ainda não terminaram esta etapa da formação.

A inscrição é feita por este link, que direciona para uma tutoria oferecida pelo Instituto Natura por meio de um canal aberto pelo whatsapp que funciona também como tira-dúvidas. A mentora oferece orientações e informações para acessar o curso e apoio na organização da documentação, na matrícula e nas etapas posteriores. A tutoria é um incentivo para que as Consultoras não apenas se inscrevam no curso, mas concluam o percurso. As aulas do programa começam em maio.

Antes do início do curso, os estudantes passam por testes que identificam as habilidades já adquiridas e o que ainda precisa ser desenvolvido. O resultado guia o direcionamento do aluno para o ano adequado no Ensino Fundamental ou Médio.

A grade oferecida é personalizada, de acordo com o modelo de novo EJA oferecido pelo Sesi, que permite que o aluno só curse aquilo que estiver relacionado às competências que ainda precisa desenvolver, ou seja, estudar apenas o que ainda não domina. O currículo individualizado é baseado em itinerários formativos que permitem destacar áreas de interesse e colocam os estudantes como protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

Além do novo EJA, as Consultoras e os familiares também poderão optar por um curso profissionalizante, a ser feito depois da conclusão do Ensino Médio. São opções em áreas variadas, carreiras como assistente de Recursos Humanos, coordenador de produção, costureiro, entre outras opções. 

A parceria com o Sesi foi firmada em 2022 e saiu do papel no ano passado, com um projeto piloto que contemplou Consultoras de Pernambuco e da cidade de São Paulo. As 62 formandas paulistas que receberam as primeiras bolsas vão ter o diploma em mãos em uma cerimônia marcada para 15 de abril.

O Instituto Natura considera que a conclusão da educação formal abre caminhos para escolhas autônomas e para a prosperidade. A experiência de Consultoras que já passaram por esse processo confirmam que as oportunidades crescem à medida em que novos degraus são galgados na trajetória educacional.

Compartilhe: