Conteúdos

Maranhão reforça compromisso com alfabetização na idade certa 

Em cerimônia de repactuação, estado também premiou escolas e prefeitos que implementaram boas práticas  

O governo do Maranhão, um dos estados atendidos pela PARC – Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, reafirmou o compromisso com a meta que prevê a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O evento de repactuação do Programa Escola Digna, realizado no dia 19 de maio, reforçou os pilares do programa estadual em parceria com os municípios. 

A líder de políticas de alfabetização do IN, Márcia Ferri, conta que o trabalho do Instituto Natura com o Maranhão para fortalecer as habilidades de escrita e leitura dos alunos começou em 2020. Ela explica que o evento foi importante para que os prefeitos pudessem reafirmar o compromisso com o programa.

“Teve a participação de mais de 150 prefeitos e isso é muito importante para o engajamento com a pauta da alfabetização no Maranhão.” 

Para fortalecer o vínculo com as gestões municipais, foram organizadas duas premiações que reconhecem as boas práticas de alfabetização nas escolas maranhenses da rede estadual e municipais. Os reconhecimentos foram entregues no mesmo evento, que teve a presença de secretários e gestores municipais e escolares. 

O Prêmio Escola Digna bonifica a gestão educacional como forma de incentivo para alcançar as metas do Plano Estadual de Educação. O investimento de R$ 2,17 milhões foi destinado à premiação de 35 escolas que implementaram práticas pedagógicas bem-sucedidas e melhoraram os índices de aprendizagem. A premiação também permitiu que as escolas premiadas iniciem a troca de experiências com 35 escolas que tiveram resultados mais desafiadores, as quais também receberão apoio financeiro para melhorar a aprendizagem das crianças. 

Já o Selo Prefeito Educação, entregue a gestores municipais, reconhece avanços positivos alcançados pelos municípios na direção de construir uma educação de qualidade e com equidade, que contribua para a superação de desigualdades. 117 prefeitos foram premiados por terem alcançado resultados efetivos no 2º, 5º e 9º anos de ensino – ou em pelo menos um desses períodos. 

Como forma de perpetuar e ampliar os bons resultados e garantir a alfabetização na idade certa e outras metas, o Maranhão se comprometeu a investir 20% do ICMS do estado em educação. 

Compartilhe: