Conteúdos

Coletânea reúne boas práticas adotadas por estados no Ensino Médio Integral

Conteúdo é fruto do Rodas de Conversas realizadas em 2023 pelo Instituto Natura

A Revista das Coletâneas das Rodas de Conversa já está disponível, com a experiência dos estados que participaram das edições das Rodas de Conversa em 2023. A publicação reúne as boas práticas para o Ensino Médio Integral selecionadas nos dois Editais e apresentadas nos encontros do ano passado, em quatro Seminários organizados pelo Instituto Natura.

As Rodas de Conversa EMI existem desde 2020 e têm o objetivo de oferecer um espaço de troca para as equipes técnicas de implantação do Ensino Médio Integral; 17 estados inscreveram suas Boas Práticas nos Edital e participaram desse intercâmbio de conhecimento. Além das iniciativas bem sucedidas, também são apresentados estudos que comprovam os bons resultados do modelo, que coloca a construção do projeto de vida dos alunos, do desenvolvimento da sua autonomia e competência como prioridade máxima dentro da escola.

O compartilhamento de boas práticas tem se mostrado um caminho fundamental para fortalecer o Ensino Médio Integral como política pública. Em dois editais realizados em 2023 cada estado pode inscrever seis iniciativas das secretarias ou das escolas que mostrassem soluções e modelos encontrados nas categorias Protagonismo Juvenil, Gestão ou Pedagógicas. Entre as boas práticas inscritas, as mais bem pontuadas foram selecionadas para serem apresentadas nos seminários de 2023.

A Coletânea abre espaço para que cada uma delas seja conhecida, com a descrição da Boa Prática, de suas metas e objetivos e dos resultados já alcançados. É um reconhecimento do trabalho dos estados, das equipes e das escolas, que trabalham para usar todo o potencial do modelo do Ensino Médio Integral e contribuem para que a política transforme efetivamente a vida dos estudantes.

Dos Seminários de Rodas de Conversa de 2023, dois tiveram as boas práticas como foco. Outros dois encontros abriram espaço para a apresentação de estudos e evidências sobre o Ensino Médio Integral e discutiram o combate a violência nas escolas. As reuniões, uma delas realizada em parceria com o Instituto Sou da Paz, foram motivadas pela relevância que o tema ganhou e pela urgência apontada pelas equipes de discuti-lo.

“O engajamento e a participação dos diversos estados brasileiros com a “Rodas de Conversa” mostrou mais uma vez que o EMI é muito importante para garantir a aprendizagem e, sobretudo, para diminuir as desigualdades”, afirma Maria Slemenson, Superintendente de Políticas Educacionais do Instituto Natura. “O Instituto Natura acredita no EMI e acredita que ele se constrói com parcerias comprometidas com uma educação de qualidade, como essa entre nós, o Instituto Sonho Grande e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.”

Compartilhe: