Conteúdos

iN apoia o lançamento do programa Educar pra Valer em Benevides, no Pará

Município adere à cooperação técnica para garantir alfabetização na idade certa e melhorar o desempenho de estudantes  

Foi lançado no município paraense de Benevides, localizado na região metropolitana de Belém, o programa Educar pra Valer, um apoio técnico a redes municipais que queiram se comprometer com medidas de gestão educacional e pedagógica para garantir o ingresso, a permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas. 

Voltado para o período do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto é implementado em parceria com a Associação Bem Comum e oferece, entre outros pilares técnicos, apoio de desenvolvimento de material didático e na avaliação de leitura dos estudantes, estímulo à criação de uma premiação das escolas com o melhor desempenho e o suporte para que a prefeitura consiga apresentar uma campanha de comunicação institucional de resultados educacionais que engajem a comunidade escolar.

“O programa tem uma premissa de apoio municipal e é feito em redes escolhidas com critérios bem definidos”, explica a coordenadora do compromisso de alfabetização no Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira. “São municípios que têm um potencial de desenvolvimento muito alto, com lideranças engajadas que poderiam ter um impacto e uma influência positiva em municípios vizinhos.” 

O iN participou, em março, da articulação e da implementação do Educar pra Valer com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Benevides, que estabeleceu como se dará a parceria e a que pontos a prefeitura deve se atentar para que o programa seja implementado com sucesso. A etapa veio na sequência de uma série de conversas com o secretário de educação e com a diretora de ensino do município.  

O programa se baseia na construção de políticas públicas que garantam a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem dos conteúdos adequados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, a atuação consiste na promoção de cinco eixos básicos: Gestão da rede, Gestão pedagógica, Formação, Acompanhamento e Sustentabilidade. Com a adesão de Benevides, hoje são 40 municípios brasileiros apoiados pelo iN por meio do Educar pra Valer. 

Compartilhe: