Conteúdos

Podcast discute momento promissor na alfabetização

Episódio analisa como convergência de objetivos de União, estados e municípios dá força a políticas

O Brasil acabou de dar um passo histórico no avanço da alfabetização no tempo adequado – um passo que traz boas perspectivas para toda a Educação Básica do país. Em junho, um encontro reuniu presidente da República, ministro da Educação, governadores, secretários de Educação estaduais e municipais e outras lideranças para discutir as políticas para a alfabetização nas diferentes instâncias da gestão pública.

Não é exatamente a primeira vez que diferentes atores colocam esse tema na mesa. Mas agora foi diferente, por elementos como a visão colaborativa e a força política inédita nesse movimento.

O momento animador vem reforçado por outro ponto: os resultados das avaliações estaduais censitárias de 2023, aplicadas para alunos do segundo ano do ensino fundamental, trouxeram boas mensagens. Na média, o Brasil recuperou e até superou o patamar pré-pandemia. 

O horizonte que pode se construir com esses movimentos nos animou tanto, que resolvemos trazer essa conversa para um episódio bônus na temporada do Podcast do Instituto Natura. O diretor-presidente do iN, David Saad, conversa com a Superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, Maria Slemenson.

“O que a gente viu [no encontro] foi uma aliança forte entre governo federal, governos estaduais e governos municipais em prol de um objetivo comum: a alfabetização das crianças até os sete anos, para que elas possam seguir sua trajetória escolar”, conta Maria Slemenson, que chamou atenção para o programa lançado pelo governo federal no ano passado.

“A indução que o Ministério da Educação faz com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada fortalece iniciativas que já estão acontecendo nos estados em colaboração com os municípios. Isso é histórico.”

Para a Superintendente de Políticas Educacionais para o Brasil do Instituto Natura, o momento é promissor porque, além de uma colaboração técnica entre os entes, há um compromisso político grande em torno da meta de alfabetizar no mínimo 80% das crianças brasileiras até 2030.

“Não é um compromisso de curto prazo. Quando a gente estabelece uma meta para 2030, ela vai atravessar alternância de gestões à frente de governos. Superar um desafio como o do Brasil leva tempo, não vai acontecer em um ou dois anos, e essa visão de longo prazo vai ser decisiva para que a gente avance ao longo dos anos e chegue a essa meta, que é ousada, mas possível”, avalia. 

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.

Compartilhe: