Conteúdos

Podcast do Instituto Natura discute os objetivos da Educação Básica

Segundo episódio do programa analisa como a educação de qualidade pode desenvolver o aluno 

Um dos objetivos centrais da Educação Básica é conduzir e apoiar crianças e jovens durante o processo educacional, de forma que todos possam chegar e se formar no Ensino Médio com aprendizado adequado, no tempo adequado. Garantir que isso seja efetivo depende da implementação e da continuidade de um conjunto de políticas e não somente de soluções pontuais ou de curto prazo.

O segundo episódio do Podcast do Instituto Natura discute como a educação de qualidade pode desenvolver o aluno e assegurar a ele a formação indispensável para o exercício da cidadania. O diretor-presidente do iN, David Saad, conversa com a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, sobre os desafios de avançar olhando tanto para medidas urgentes quanto para as diretrizes de longo prazo que vão gerar transformação substancial.

“Não existe um antagonismo entre ter foco e olhar para o todo. Essa dança entre ter foco e defender uma agenda sistêmica é algo que precisa ser feito o tempo todo”, avalia Priscila Cruz sobre a implementação de políticas educacionais. “As pessoas me perguntam quais são as três coisas que o Brasil precisa fazer nos próximos dez anos [para melhorar a educação]. E eu digo sempre, não são três coisas, são várias políticas que precisam andar juntas. Mas isso não é antagônico a ter foco, porque, no trajeto, alguns governos vão precisar dar foco a algumas políticas em determinados momentos, algumas organizações também.”

David Saad e Priscila Cruz tratam ainda dos papéis dos diferentes atores para melhorar a Educação Básica e falam da importância do terceiro setor, que mantém a atuação independentemente das trocas políticas nas instâncias de governo, o que é parte fundamental do processo democrático.

O Podcast do Instituto Natura está disponível nos principais tocadores de áudio. O programa é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN e tem episódios quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.

Compartilhe: