Conteúdos

Goiás e Paraíba celebram escolas com bom desempenho na alfabetização

Premiações reconhecem bons resultados em programa baseado no regime de colaboração entre estados e municípios

O desempenho excepcional de 150 escolas públicas de Goiás foi motivo de aplausos no Prêmio Leia 2024, realizado em Anápolis. A cerimônia reconheceu os bons resultados de 2023 em alfabetização no Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego-Alfa) com um repasse de R$ 80 mil para cada unidade escolar. 

A premiação é parte do AlfaMais Goiás, iniciativa que integra o regime de colaboração entre estados e municípios.

“Goiás assumiu esse compromisso pela alfabetização e hoje já temos registradas 300 mil crianças alfabetizadas, é um marco histórico”, afirmou a secretária de educação do estado, Fátima Gavioli. 

O programa goiano focado na alfabetização foi criado em 2021 e hoje inclui 1.633 escolas, impacta 206 mil estudantes e 28 mil professores.

“Vejo de perto o impacto positivo que essas iniciativas têm na vida de milhares de crianças. Nosso trabalho, na aliança pela alfabetização, em conjunto com o Estado de Goiás, a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, garante a alfabetização de 100% das crianças goianas no tempo adequado”, diz a coordenadora do Compromisso de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira.

Além da premiação, o AlfaMais Goiás faz, entre outras ações, a entrega de material didático, a formação de professores e gestores e a avaliação de fluência leitora das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental. Parte do Prêmio Leia também o objetivo de incentivar as escolas com resultados mais desafiadores, que nessa edição do evento receberam um repasse de R$ 40 mil.

“Como coordenadora do Instituto Natura, sinto um profundo orgulho de fazer parte dessa jornada”, diz Amiris. “Reafirmo nosso compromisso de seguir colaborando para um futuro onde todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, com acesso a uma educação de qualidade, para que possam desenvolver todo seu potencial.”

Esse apoio do Instituto Natura chega a diferentes estados e municípios e, na Paraíba, os resultados também foram celebrados neste mês. Uma comemoração dupla: por um ano do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba e pelas 100 escolas reconhecidas no Prêmio Escola Referência em Aprendizagem.

A premiação foi dada a cada escola que atingiu as metas do estado e àquelas que apresentara resultados mais desafiadores. A iniciativa prevê uma troca entre os dois grupos de escolas, para que haja um intercâmbio de boas práticas e um apoio mútuo ao desenvolvimento.

Em um ano, o Pacto Alfabetiza Mais Paraíba teve adesão de 100% dos 223 municípios do estado e o programa alcançou 82 mil alunos.

“Essas ações, amparadas em todo um arcabouço legal, fizeram com que em apenas um ano tivéssemos todas essas conquistas”, avaliou o secretário de educação paraibano, Roberto de Souza.

Nesse período, o índice de alunos com fluência de leitura passou de 37% para 56%.

Compartilhe: