Programa do município paraense com foco no Ensino Fundamental I começa no ano que vem, com quatro escolas
O município paraense de Benevides definiu o cronograma de pré-implementação da educação em tempo integral nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento estabelece as atividades a serem feitas ainda neste ano para viabilizar o lançamento do projeto e garantir o início da implementação da proposta pedagógica a partir de 2024. A ideia é que o projeto-piloto seja aplicado em quatro escolas, antes de a proposta ser replicada em toda a rede municipal.
As atividades incluem formações para professores e gestores da rede que vão atender as primeiras crianças matriculadas nas escolas integrais.
“Foi uma pactuação muito importante para alinhar detalhes do projeto. É fundamental poder contar com o apoio da liderança do município em momentos como esse”, explica a coordenadora de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira.
As equipes do iN e da Associação Bem Comum, e o time da consultoria do CENPEC estiveram em Benevides para acompanhar as oficinas de preparação da proposta pedagógica para o currículo do ensino em Tempo Integral, que está sendo desenhada com a Associação Bem Comum e com formadores e coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta também tem sido elaborada em parceria com as escolas e a equipe técnica da secretaria para que o projeto contemple aspectos particulares relevantes para o território.
Além do desenho da proposta pedagógica, o projeto também busca apoiar o planejamento orçamentário e fiscal, que garante a organização financeira para tirar o projeto do papel; e apoiar o planejamento logístico, para entender quais escolas teriam condições e infraestrutura para implementar a proposta de ensino integral neste primeiro momento.
“Estivemos em reuniões com a diretoria de ensino, a prefeitura e a secretaria de educação para apresentar os relatórios que fizemos nessas áreas, enquanto a proposta pedagógica está sendo finalizada”, conta Amiris.
Esta é a terceira iniciativa em que a rede municipal de Benevides e o iN trabalham juntos: a atuação contempla também o programa Educar para Valer e a PARC (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), com o governo do estado do Pará.