Encontro reuniu mais de 400 diretores das escolas do Programa Paraná Integral em torno de debates sobre os pilares da proposta pedagógica e de gestão
Mais de 400 gestores do Paraná participaram do Encontro de Diretores da Educação em Tempo Integral, realizado em Curitiba. Foram dois dias de formação com foco no protagonismo juvenil e um espaço de troca entre escolas que já adotavam a proposta pedagógica integral e outras que adotaram o modelo recentemente, já que em 2023 o estado passou por uma expansão de 150 escolas.
No ano passado, a rede paranaense ultrapassou a marca de 30% de escolas que adotaram o modelo. Entre seminários, debates e oficinas, os diretores de escola e técnicos dos Núcleos Regionais da secretaria estadual de Educação falaram sobre a importância da oferta de uma educação pública de qualidade para o desenvolvimento econômico e social do país.
O evento foi uma oportunidade de troca de experiências entre as escolas e de fortalecer o modelo pedagógico e de gestão, reforçando as premissas do Ensino Médio Integral, que não só amplia a jornada na escola, mas qualifica os processos de gestão escolar – traz novas práticas pedagógicas que coloca o estudante e seu projeto de vida no centro de todas as ações que acontece na escola. A proposta pedagógica é multidimensional e conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais.
Estudantes de escolas integrais também estiveram no encontro e foram colocados como agentes centrais pelos palestrantes e debatedores, evidenciando todo o seu protagonismo. A adesão e a participação dos gestores foram celebradas nas falas, que lembraram o impacto do trabalho desses profissionais para alunos e alunas do estado.