Conteúdos

Bons resultados na alfabetização são premiados no MS

Estado celebra escolas com melhor desempenho e incentiva as que apresentam índices desafiadores 

O estado do Mato Grosso do Sul realizou a primeira edição da premiação do programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança. A cerimônia, que aconteceu no fim de junho, celebrou as “Escolas Destaque”, aquelas com os melhores desempenhos do estado, e incentivou as “Escolas Apoiadas”, aquelas com os resultados mais desafiadores. Todas recebem um incentivo financeiro para manter ou melhorar os indicadores. 

Teve festa e comemoração entre professores e diretores que estavam presentes no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Com a presença de governador, secretário de educação, técnicos da secretaria, gestores e representantes da comunidade escolar, 30 escolas foram reconhecidas pelos bons resultados de alfabetização no 2° ano do ensino fundamental.

“Precisamos de todos engajados, por isso a parceria com os municípios e demais entidades é tão importante e funcionou bem. Afinal, o aluno é um só, e a nossa capacidade de articulação é determinante para o sucesso educacional”, declarou o governador Eduardo Riedel, fazendo referência à Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC)

A PARC, implementada no estado em 2020, ganhou adesão de 100% dos municípios. A parceria entre estado e municípios têm efetivado ações como iniciativas de formação continuada, distribuição de material didático especializado, realização de avaliações e monitoramento dos indicadores. “É um programa com foco na alfabetização. O que importa é que a criança precisa ser alfabetizada”, disse o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, no evento. “Temos dados que comprovam a melhoria dos índices de educação deste aluno.” 

Os resultados de alfabetização levam em consideração o tamanho das turmas; e a participação e os resultados dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública do Mato Grosso do Sul (SAEMS). 

Além de uma placa e um troféu, cada “Escola Destaque” recebeu R$ 80 mil como prêmio (as cinco primeiras também ganharam um notebook), que pode ser investido de forma autônoma; as “Escolas Apoiadas” tiveram uma contribuição de R$ 40 mil para investir em iniciativas que podem ajudar a melhorar os resultados. “O valor em dinheiro é o de menos. O mais importante é o comprometimento em caminhar pela melhoria permanente da educação e fazer a diferença no ensino. Vamos continuar investindo”, afirmou o governador. 

Compartilhe: