Conteúdos

Expansão do ensino integral vai levar política a 108 municípios maranhenses

Estado aposta no modelo para melhorar o aprendizado dos estudantes e a satisfação dos professores

O ensino integral vai chegar a mais escolas do Maranhão neste ano. O governo do estado anunciou que vai mais que dobrar o número de escolas que adotam a política, chegando a 108 municípios. O modelo, que em 2023 chegava a 57 Centros Educa Mais, será implementado em 83 novas unidades em 2024. Com isso, a rede estadual passa a ter 136 escolas integrais para a etapa final da Educação Básica.

No evento em que a medida foi anunciada, o governador Carlos Brandão afirmou que a escola integral muda a vida das pessoas e a educação do estado. “São três refeições ao dia, para garantir a segurança alimentar dos jovens e a permanência deles por todo o dia na escola. A educação é o melhor caminho para garantir um futuro melhor a todos os jovens maranhenses”, disse. 

Na etapa final da Educação Básica, o Maranhão já tem registrado bons resultados do modelo de educação integral. O estado deu início à implementação do Ensino Médio Integral em 2016 e uma pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto Sonho Grande, parceiro do Instituto Natura, feita com base nos últimos dados do Censo Escolar, mostrou que a taxa de abandono do EMI no estado (1,5%) é quase quatro vezes menor do que a de escolas regulares (5,5%).

Um outro estudo, feito entre novembro e dezembro do ano passado, mediu como a comunidade escolar avalia o modelo pedagógico e enxerga os princípios do ensino integral. O levantamento mostrou que a proposta de aprendizado é aprovada por 80,2% dos estudantes, professores e gestores consultados.

A expansão está relacionada ao Plano Maranhão 2025, que instituiu a criação do Programa de Fortalecimento da Educação Integral, e à adesão pelo governo maranhense ao Programa Escola em Tempo Integral, sancionado pelo governo federal em julho do ano passado. No Plano Nacional de Educação, a expansão do EMI está prevista em uma das metas, que prevê a oferta da política em pelo menos 50% das escolas públicas até este ano. O objetivo é atender 25% dos jovens da Educação Básica neste prazo.

Compartilhe: