Conteúdos

Escolas e professores do MT recebem prêmio por suas práticas inovadoras 

Cerimônia reconheceu experiências de docentes que implementaram recursos educacionais digitais e deixaram aulas mais atrativas 

Os 16 municípios amapaenses assinaram o compromisso com o programa Criança Alfabetizada do Amapá, que está dentro do ‘Colabora Amapá’, por mais quatro anos. O governo do estado reuniu as prefeituras no fim de novembro para reafirmar a colaboração com as cidades em ações educacionais com foco na alfabetização na idade certa. 

Criado em 2019, o programa inclui formações para profissionais da educação, acompanhamento da aprendizagem dos estudantes por meio de avaliações, e apoio no fornecimento de livros didáticos regionalizados para complementar o conteúdo dado em sala. Neste ano, a iniciativa levou a um crescimento de 6% no índice de crianças fluentes na leitura entre março e novembro. 

A coordenação do programa apresentou dados de avaliação de fluência do Amapá comparando as somativas desde 2019. Em 2022, o percentual de leitores era de 35%; em 2023, chegou a 45%. A expectativa é de que no ano que vem todas as regiões do estado consigam alcançar bons indicadores. 

O vice-governador, Teles Jr., que atuava como governador em exercício na data da repactuação, apontou o Criança Alfabetizada como o investimento mais importante do estado em regime de colaboração com os municípios.

“Essa é a parceria que planta sementes para o futuro de todo o Amapá. Reitero todo o nosso compromisso com a agenda municipalista”, afirmou. 

O evento teve a participação de outros agentes da comunidade escolar. Estudantes da rede fizeram apresentações com danças e poemas. A secretária estadual da Educação, Sandra Casimiro, chamou atenção justamente para os alunos, o foco das políticas públicas na área.

“Lembro de discussões técnicas iniciadas ainda em 2009, sonhando com o que temos hoje. Um aluno não é do estado nem do município, ele é do território, um estudante amapaense, e é responsabilidade de todos nós. O regime de colaboração representa todo esse esforço”, avaliou. 

Na mesma cerimônia, foi instituído o comitê gestor do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – esse de diretriz federal, com a presença da secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela. 

Compartilhe: