Conteúdos

Benevides avança na implementação da educação integral

Formação de coordenadoras apoia desenvolvimento do programa que tem expandido a proposta pedagógica no município

Em março deste ano, a escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Angélica Sales, na zona rural do município paraense de Benevides, começou uma transformação. A unidade foi uma das quatro incluídas no programa que implementa a educação integral nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A proposta pedagógica do Programa Escola Municipal Em Tempo Integral foi desenhada por Instituto Natura, Associação Bem Comum e  Fundação Lemann, junto com formadores e coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta também foi elaborada em parceria com toda a comunidade escolar para que o projeto contemplasse aspectos particulares relevantes para o território.

Neste mês, a equipe do iN voltou à escola para ver como tem sido tirar o programa do papel. A visita qualificada foi uma oportunidade de troca com o corpo técnico da escola.

“Visitamos as salas de aula, conversamos com a diretora da escola, com as coordenadoras pedagógicas… Foi uma visita para entender como está a implementação, o acompanhamento pedagógico, e essa dinâmica e nova vivência na rotina escolar, agora em jornada em tempo integral”, conta a coordenadora de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira.


A visita fez parte de dois dias de atividades focadas no Programa em Tempo Integral, que incluíram a formação das coordenadoras da iniciativa na Secretaria Municipal de Educação. A formação teve como foco a gestão escolar e a gestão pedagógica.

“Foi uma manhã de trabalho para que pudéssemos pensar qual é o papel das coordenadoras como liderança de gestão escolar: como elas podem fazer um acompanhamento pedagógico das escolas de tempo integral de forma mais eficiente e de forma acolhedora, e como podem apoiar as gestoras escolares”, explica Amiris de Paula Serdeira.

Em uma reunião na prefeitura do município, também foram debatidos outros aspectos do programa e da alfabetização em Benevides. O encontro teve a participação da prefeita, Luziane Solon; da secretária municipal de Educação, Franci Sodré; da coordenadora do programa Educar para Valer (focado em garantir a alfabetização no tempo adequado), Maria Leuzimirtes de Loiola; e da coordenadora do Programa Em Tempo, Eveline Pitombeira.

O encontro abriu espaço para um balanço da implementação do Programa e para uma análise inicial dos resultados preliminares das avaliações formativas das crianças da rede.

“Foi um olhar para os resultados de alfabetização, ao lado das lideranças do município. Discutimos pontos de desafio e próximos passos”, conta a coordenadora de Alfabetização do iN.

Entre os planos futuros, está uma expansão das escolas em tempo integral, que já vem sendo almejada pelo município.

“Nossas crianças estão passando por um processo de evolução muito grande”, avalia a prefeita de Benevides, “Nossa equipe é muito forte e vem recebendo formações direcionadas. O Instituto Natura tem nos ajudado e essas formações estão fazendo com que as crianças tenham acompanhamento e possam melhorar ainda mais.”

O iN também trabalha em parceria com o governo do Pará para apoiar a proposta integral no Ensino Médio e no Ensino Fundamental 2 na rede estadual, mas Benevides é o primeiro município do estado a adotar uma política própria, no ciclo de ensino do Fundamental 1.

Compartilhe: