Conteúdos

Dia Mundial da Educação: uma data e dois grandes acontecimentos

O dia 28 de abril marca o comprometimento mundial com o desenvolvimento da educação e o aniversário de 12 anos do Instituto Natura. 

Há 22 anos, no Fórum Mundial da Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, a data 28 de abril foi instituída como o Dia Mundial da Educação, simbolizando o comprometimento de 164 países, incluindo o Brasil, com o desenvolvimento mundial da educação com compromissos firmados até 2030. Dez anos depois, em 2010, nesta mesma data, nascia o Instituto Natura, com o propósito de ampliar os investimentos em Educação feitos pela Natura desde 1995 por meio da arrecadação da marca Natura Crer Para Ver

O forte compromisso com a urgência da melhoria da Educação é o que conecta esses dois grandes momentos. Afinal, o cenário educacional, que já era desafiador antes da pandemia, se agravou. No Brasil, segundo a Pnad Contínua, aumentou em 1 milhão o número de crianças de 6 e 7 anos não alfabetizadas em 2021 (Fonte: Todos Pela Educação). Já no Ensino Médio, segundo o Saeb 2019, 95% dos alunos concluem a educação básica sem o conhecimento adequado em matemática e 69% dos alunos não chegam ao nível de conhecimento considerado adequado em português (Fonte: Exame). 

Essa realidade é alarmante e só conseguimos transformá-la se estivermos juntos e comprometidos por esta causa, assim como os países fizeram no Fórum Mundial da Educação em 2000.

Para inspirar a nossa união pela Educação, compartilhamos o manifesto que nos guia em cada uma das nossas ações:  

A Educação é um direito e uma responsabilidade de todas e todos. Por isso, hoje, convidamos todas as pessoas a serem agentes transformadores da educação e se mobilizarem por uma Educação pública de qualidade na região onde vivem. Só a Educação abre portas, amplia horizontes e faz do mundo um lugar mais justo, próspero e solidário! 

Compartilhe: