Conteúdos

A educação como plano de presente e de futuro 

Consultora e Líder de Negócios que recebeu bolsa de estudos do iN se prepara para o curso de graduação que escolheu e planeja conquistas 

No dia 18 de maio, foi aniversário do marido de Débora Rodrigues de Oliveira. Mas a festa para comemorar o novo ano do companheiro mudou de rumo. Na véspera, ela recebeu a confirmação de que foi contemplada com uma bolsa de estudos integral para curso superior do Instituto Natura, dedicada a Líderes de Negócio pretas e pardas.

“Eu fiquei muito feliz, mas duvidei no primeiro momento, quando a Gerente de Negócios me contou em uma reunião, porque eu fiz a inscrição para a bolsa e queria muito que desse certo. Mas fiquei esperando vir a confirmação, por e-mail e tudo, para ter certeza”, lembra a consultora de beleza. Voltar a estudar era parte dos planos da paulistana há alguns meses e ela já namorava o curso de estética e cosméticos, que escolheu para fazer. “A bolsa veio muito a calhar,” celebra. 

O início das aulas está previsto para agosto. No início de junho, ela recebeu a confirmação da matrícula e do pagamento integral do curso, para o qual já está se preparando.

“Eu comecei a me inteirar do conteúdo do curso, já tenho lido coisas sobre o assunto e acho que vai ser muito bom”, explica Débora. 

Há 10 anos vivendo em Salvador, a consultora vai estudar na capital baiana – de onde não tem mais vontade de sair. Ela conta que o filho vive em São Paulo e ela volta com frequência à cidade-natal para visitá-lo, mas não se vê mais morando sem a possibilidade de espiar o mar de tempos em tempos. É em Salvador que ela faz planos – e são vários na lista dela:

“Acho que o curso vai me trazer, além de crescimento profissional, melhoras na vida financeira.” 

Débora é organizada com as contas e com o planejamento de vida e vinha registrando conquistas que considera importantes desde que começou a atuar como consultora de beleza, há cinco anos. Ela hoje é Líder de Negócios na região em que vive e diz que o trabalho com produtos da Natura permitiu a ela viradas na vida.

“Primeiro, eu consegui comprar meu carro, que era um desejo grande. E já está todo pago!”, comemora. “Mas, além das coisas materiais, o trabalho como consultora me permitiu, por exemplo, ajudar meu filho a fazer uma pós-graduação. Ajudou que ele se formasse em odontologia e agora ele está se especializando em endodontia”. 

A escolha do curso de estética e cosméticos veio por uma combinação de interesses e habilidades. Além de já trabalhar com produtos de beleza, Débora também chegou a montar um salão, mas alugou o espaço para outra pessoa. Interessada em uma formação contínua, há alguns anos ela fez um curso técnico de química e entende que a graduação que começa no segundo semestre oferece a chance de usar o conhecimento técnico que adquiriu na área de que mais gosta.

“Eu até penso, para o futuro, como uma aposentadoria, em ter minha própria marca de produtos para o cabelo, de que gosto tanto”, projeta a Líder de Negócios. “Espero aprender coisas teóricas e práticas, experimentar um pouco no laboratório e aplicar isso à estética.” 

Aos 45 anos, Débora tem pelo menos os próximos cinco planejados. Ela se orgulha de ter missões pessoais e profissionais já desenhadas para o curto, o médio e o longo prazo.

“Para esse ano, a minha grande programação é uma viagem, quero conhecer o Natal de Gramado”, detalha, fazendo referência à cidade gaúcha que tem um Natal famoso pelas atrações. “Além disso, estou fazendo um curso para ser Líder Diamante e acho que até o ano que vem já vou conseguir ocupar essa posição, o que me abre ainda mais possibilidades como consultora, é a minha missão profissional do momento.”  

A formação em estética e cosméticos vem concomitante ao plano de crescer como consultora; Débora pretende dedicar esforço e energia para aproveitar tudo o que for possível do curso de dois anos e meio.

“A longo prazo, imagino outras portas se abrindo, inclusive a possibilidade de empreender”, conta Débora, voltando a planejar uma linha de cosméticos capilares para a aposentadoria.

Na educação, ela vê uma combinação que agrada: a possibilidade de ocupar cada vez mais espaços e a chance de almejar novas conquistas em diferentes áreas da vida. 

Compartilhe: