Conteúdos

Jovens Protagonistas querem tirar do papel os próprios sonhos 

Encontro reuniu estudantes do PR para avaliar desafios e avanços do protagonismo nas escolas de tempo integral 

“O jovem protagonista é aquele jovem autônomo, que se coloca na frente das situações.” A definição veio do Filipe Gonçalves de Souza, um dos estudantes que participaram do II Encontro Paranaense de Jovens Protagonistas, que teve o apoio do Instituto Natura.

“Foi incrível. Desde o primeiro dia a gente começou a trabalhar dinâmicas importantíssimas para a gente entender o que é o protagonismo”, conta. 

O encontro reuniu, em Foz do Iguaçu, 96 estudantes das Escolas Paraná Integral e 40 técnicos e professores de todo o estado, para avaliar os desafios e os avanços do protagonismo dos estudantes nas escolas. Foram três dias de compartilhamento de experiências e boas práticas, depois de um ano todo de trabalho nas escolas de ensino integral. 

A técnica pedagógica da equipe de educação integral da Secretaria Estadual de Educação do Paraná Viviane Oliveira Antonio explica que os jovens participam mensalmente de encontros virtuais mediados por ela e que o encontro presencial foi a culminância do trabalho que tem sido desenvolvido online.

“Foi muito emocionante e foi muito gostoso a gente se conhecer pessoalmente”, conta. “Trabalhamos temas como projeto de vida, fizemos dinâmicas para eles participarem e aprenderem, e não vai parar por aqui, porque eles vão voltar para suas escolas e ajudar outros jovens que ainda não descobriram que são protagonistas.” 

O protagonismo é um pilar importante do Ensino Médio Integral e os Jovens Protagonistas são replicadores: a ideia é que eles compartilhem com os colegas o que aprendem e desenvolvem, estimulando que todo o grupo escolar também assimile a iniciativa e a autonomia, trabalhando nos próprios projetos de vida.

“Para mim, o Jovem Protagonista é aquele aluno que percebe que não deve esperar pelos outros para que algo aconteça”, diz a estudante Raphaelly Sophia Antonio. “Nesse encontro, as dinâmicas ensinaram muito tanto sobre a comunicação quanto sobre a forma de resolver problemas.” 

A avaliação da coordenadora de educação integral da Secretaria Estadual de Educação, Marytta Perez Masseli, é que o investimento em educação em tempo integral e focada no sujeito de forma também integral traz resultados positivos para muito além da sala de aula.

“A gente diminui criminalidade, reduz a vulnerabilidade desse jovem e a gente traz ele para um porto seguro, onde ele se sente acolhido e ouvido.” 

O trabalho desenvolvido com os Jovens Protagonistas inclui identificar características inatas e estimular o desenvolvimento de habilidades e de ideias. Professores, diretores e gestores, além de técnicos pedagógicos, acompanham os estudantes na criação de projetos e no incentivo ao aprendizado.

“É fazê-los entender que eles podem sonhar e que também são responsáveis por buscar esse sonho”, enfatiza Marietta Perez Masseli. 

No encontro, técnicos e professores também participaram de uma formação sobre o acolhimento nas escolas Paraná Integral. O evento terminou com uma celebração dos avanços do Protagonismo juvenil na rede estadual. 

Compartilhe: