Conteúdos

Paraná amplia apoio a municípios para garantir alfabetização 

Compromisso Alfabetiza Juntos investe em formação de professores, material adaptado e avaliação de resultados 

O governo do Paraná lançou em junho o compromisso Alfabetiza Juntos, parte do programa estadual Educa Juntos focado na alfabetização na idade certa. Com a presença do governador, de secretários municipais, prefeitos, deputados e organizações da sociedade civil, o evento oficializou o regime de colaboração entre estado e municípios paranaenses.

“É um passo muito importante na direção da alfabetização na idade certa no estado”, avaliou Márcia Ferri, líder de políticas de alfabetização do Instituto Natura. 

O programa leva em consideração a implementação de diferentes eixos: avaliação diagnóstica de resultados; formação continuada de professores e gestores; distribuição de material didático de Língua Portuguesa focado nos estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; e premiação para escolas com melhores resultados e incentivo às escolas com resultados mais desafiadores.

“Estamos fazendo um grande pacto pela educação nos 399 municípios do Paraná, para trabalharmos juntos para melhorar a aprendizagem das nossas crianças”, afirmou o governador Ratinho Junior, que participou da cerimônia.  

Por meio do fortalecimento da parceria com municípios, o objetivo do governo paranaense é ter mais instrumentos e ferramentas para aperfeiçoar o corpo técnico e contribuir com todos os municípios.

“Não é só um programa muito importante para o Paraná, como também para toda a PARC [Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração]”, afirmou Márcia Ferri. 

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Educação mostram que, no Paraná, seis em cada 10 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental não sabem ler de forma satisfatória. O secretário, Roni Miranda, enfatizou que, além de alfabetizar as crianças, é importante que isso aconteça na idade certa.

“Quando uma criança não é alfabetizada na idade certa, existem grandes chances de ela abandonar a escola. Por isso queremos reverter esses indicadores”. 

Os municípios receberam de forma positiva o compromisso. Para Marcia Baldini, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná e secretária municipal de Educação de Cascavel, a iniciativa é uma estratégia com potencial para bons resultados.

“É necessário investir no início, fortalecer os processos de alfabetização. Mais de 1 milhão de estudantes estão matriculados nas escolas das redes municipais. Essa parceria com o governo é fundamental e os frutos vamos colher futuramente”, projetou. 

Compartilhe: