Conteúdos

Encontro Nacional reúne Embaixadoras de Crer para Ver em São Paulo

Workshop e almoço tiveram a participação de Gerentes de Negócio que transformam a educação no Brasil

Está guardado no Instituto Natura um pote cheio de papéis. Em cada um deles está escrito um sonho e um compromisso. As palavras foram escolhidas pelas 40 Gerentes Embaixadoras de Crer Para Ver que participaram do Encontro Nacional de 2024.


Na cerimônia que marcou o workshop do evento, elas colocaram na ponta do lápis o sonho de cada uma para transformar a educação neste ano; o compromisso feito na cerimônia é de que no próximo encontro é preciso voltar a esses papéis para entender quanto foi realizado.


O tema do encontro foram os sonhos: o lema “Sonhar, transformar para crescer juntos” deu o tom do workshop e do almoço realizado em um hotel de Atibaia, no interior de São Paulo, no fim de fevereiro.
Diana Guimarães, gerente de sustentabilidade e impacto social da Natura, enfatizou que o trabalho das Consultoras de Beleza é fundamental para a atuação dos institutos e destacou o papel das Embaixadoras Crer Para Ver. O protagonismo deste trabalho para transformar a educação também foi destaque na participação de outras lideranças.

“Se a história do Crer Para Ver fosse um filme, as Gerentes e Embaixadoras seriam as atrizes principais dessa história, não coadjuvantes”, afirmou o diretor-presidente do iN, David Saad

O encontro foi uma oportunidade de dar concretude ao trabalho fundamental das Gerentes Embaixadoras de Crer Para Ver, que puderam conhecer os resultados de seu trabalho na ponta, conhecendo de perto os avanços no campo da alfabetização e do Ensino Médio Integral promovidos pelo Instituto Natura.

O almoço reuniu 120 convidados e colocou lado a lado Gerentes Embaixadoras do Crer Para Ver, Líderes de Negócio e estudantes impactados pelo trabalho Instituto Natura. “Quero ser juíza federal”, disse Sueny Stefany Lemes Magalhães, aluna do Ensino Médio Integral do Espírito Santo. “Essas ações do iN, essas ações do Ensino Médio Integral estão me impulsionando a tornar esse sonho possível, a me sentir mais perto de realizar esse projeto de vida. Outro sonho que eu tenho não é só meu, é coletivo: garantir que todo mundo tenha acesso a uma educação de qualidade.”

O Encontro também foi espaço para falar da educação para consultoras, que permitiu em 2023 formações em digitalização, educação financeira e na educação formal, com bolsas de ensino médio no sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no Ensino Superior.

Dois grupos foram pegos de surpresa: o de Consultoras que concluíram o Ensino Médio por meio da bolsa de EJA oferecida pelo iN em parceria com o Sesi São Paulo e o de Líderes de Negócios que concluíram o Ensino Superior com bolsas integrais do Instituto Natura com apoio de Natura Crer Para Ver. Elas não esperavam a formatura que as aguardava. Até os capelos, aquela espécie de chapéu tradicional dos formandos, estavam prontos para festejar a conclusão de outras etapas da educação.

Ana Carla Cardoso de Almeida foi convidada a ser oradora da turma. Ela contou que já tinha ensaiado retomar os estudos antes, mas era impedida pelo ex-marido. Depois de conseguir romper com o relacionamento abusivo e tendo o apoio dos filhos, colocou a formatura como meta. “Estava tudo perfeito, foi um momento inesquecível que me emocionei muito, vou levar para vida toda”, agradeceu a Líder de Negócios Natura e Avon.

O encerramento da festa foi em tom de esperança, com planos para o futuro de cada trajetória e da educação. O hoje professor Vitor Arruda, que viu a vida transformada pelo Ensino Médio Integral, falou sobre a revolução que a escola é capaz de fazer. “Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de um outro modo”, disse o professor, fazendo referência a palavras do educador Paulo Freire. ”É preciso esperançar. E sobre esperançar todas vocês que estão aqui conhecem muito bem”.

Compartilhe: