Conteúdos

Benevides lança política de educação integral 

Município do PA investe em valorização total dos estudantes na ampliação do tempo na escola 

Depois de uma imersão para refino da preparação da proposta pedagógica, a prefeitura de Benevides lançou o Programa Escola EM TEMPO Integral. A ação é encabeçada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Instituto Natura, da Natura, da Fundação Lemann e da Associação Bem Comum

“O município de Benevides se consolida como uma rede parceira da Educação e do Instituto Natura”, diz a coordenadora de Alfabetização do iN, Amiris de Paula Serdeira. “A elaboração de um currículo em tempo integral, desenvolvida em parceria com o Instituto Natura, expande fronteiras do tema no estado, no que se refere ao ciclo de ensino do Fundamental I. Investir em um currículo em tempo integral pode ter benefícios a longo prazo, como redução da evasão escolar, aumento da qualidade da educação oferecida e preparação mais eficaz dos jovens para sua jornada escolar e vida cidadã.” 

No mês passado, as equipes do iN e da Associação Bem Comum, e o time da consultoria do CENPEC estiveram no município paraense para desenvolvimento das oficinas de preparação da proposta pedagógica para o currículo específico da rede, do ensino em Tempo Integral para fundamental I, que estava sendo desenhada com formadores e coordenadores da rede municipal de ensino. A proposta também foi elaborada em parceria com as escolas e a equipe técnica da secretaria para que o projeto contemplasse aspectos particulares relevantes para o território. 

A elaboração do currículo incluiu uma imersão na cultura local, no conhecimento territorial, nos modos de vida e na identidade étnico-racial. O objetivo era garantir que a proposta garantisse a construção de um ambiente de equidade e de valorização integral dos estudantes. 

O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas da educação básica, ampliando o tempo que as crianças passam na escola para garantir o pleno desenvolvimento da aprendizagem. Neste primeiro ano, 4 escolas em tempo integral vão passar pelo processo de implementação e, nos próximos anos, haverá uma expansão para ainda mais escolas. 

Para a prefeita, Luziane Solon, o desenvolvimento da política integral vai trazer uma melhora sensível.

“Mais um passo indispensável para uma educação pública de qualidade para as infâncias e para todos os cidadãos benevidenses.” 

Esta é a terceira iniciativa em que a rede municipal de Benevides e o iN trabalham juntos: a atuação contempla também o programa Educar para Valer e a adesão do município ao “Alfabetiza Pará”, programa de apoio estadual em Regime de Colaboração, em parceria com o governo do estado do Pará. 

Compartilhe: