Conteúdos

Melhores práticas de alfabetização recebem prêmio no PI 

37 escolas tiveram destaque em resultados pedagógicos com crianças do Ensino Fundamental I 

Os vencedores do Prêmio Alfa 10, promovido pelo governo do Piauí, foi anunciado durante o II Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC). O prêmio homenageia as escolas públicas estaduais e municipais que tiveram melhores resultados na alfabetização pelo Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI); leitura, escrita e matemática dos alunos do 2° ano do Fundamental foram avaliados. 

A premiação foi entregue a 37 escolas do 2º ano que, a partir de boas práticas, alcançaram bons indicadores. Para a coordenadora de Alfabetização do Instituto Natura, Amiris de Paula Serdeira, há que se celebrar a quantidade de escolas premiadas.

“Houve um aumento muito significativo no número de escolas premiadas do ano passado para este, ou seja, houve um avanço grande na educação piauiense”, destaca. “No ano passado, apenas nove escolas foram premiadas, porque foram as únicas a atingirem os indicadores mínimos. Este ano foram 37: é um salto muito grande de resultado dentro da rede.” 

O governador, Rafael Fonteles, disse em discurso no evento que a alfabetização na idade certa garante que as crianças aprendam bem em todas as etapas, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior.

”Investir na alfabetização para idade certa é sem dúvida a política pública mais importante que o poder público pode implementar”, enfatizou. 

O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, participou da cerimônia e falou da importância de cooperações para não deixar ninguém para trás.

“Além de premiar as melhores escolas, nós também adotamos as escolas que tiveram os resultados mais preocupantes. Cada escola premiada adota uma escola que a gente chama de assegurada, para ajudar na gestão pedagógica e administrativa e, assim, conseguir melhorar os resultados dessas escolas”, explica. 

A coordenadora de Alfabetização do iN chama atenção para o engajamento do secretário de educação do estado, que tem sido chave para o sucesso dos resultados.

“O Secretário tem dado muito apoio ao programa e isso é fundamental. É importante que a gente conte com esse tipo de protagonismo da liderança da educação dos estados”, pontua Amiris Serdeira. 

Compartilhe: