Conteúdos

Instituto Natura apoia consultoras do Nordeste que querem concluir Ensino Médio 

Estão abertas as inscrições para o programa de acesso ao EJA, com suporte da matrícula à conclusão do curso 

O terceiro dia de aula de Jeanne Marinho Gonçalves foi o que a deixou mais nervosa. Nos dois primeiros, ela tinha passado por testes e realizado atividades para que a escola soubesse que habilidades ela já tinha e quais ainda precisaria desenvolver. Naquela sexta-feira do fim de junho, a consultora de beleza saberia para qual ano seria encaminhada. A notícia foi a primeira que ela recebeu ao entrar na sala de aula da escola pública de Aquiraz, Ceará: ela vai passar por aulas exclusivamente de reforço em 2023, antes de entrar em uma turma. “

Tem muitas coisas que preciso aprender, nunca estudei”, diz Jeanne. “Eu estou achando as aulas maravilhosas e posso dizer que meu empenho é grande.” 

Jeanne foi uma das primeiras consultoras a se inscrever em uma chamada do Instituto Natura, desta vez exclusiva para a região Nordeste. O projeto “Sonhar e realizar com a gente”, com o apoio de Natura Crer Para Ver, oferece apoio às consultoras que quiserem concluir o Ensino Médio em um programa do EJA – Educação para Jovens e Adultos. A iniciativa oferece suporte desde o momento da realização da matrícula até a conclusão dos estudos, com grupos de trocas no whatsapp, lives e palestras e aulas de reforço, quando for preciso. Também com apoio pedagógico, o projeto acompanha o desempenho escolar e atende necessidades específicas de cada consultora. 

Consultora há cinco meses nessa nova fase (ela já foi consultora de beleza por cinco anos em outro período da vida), Jeanne conta que os estudos vão ajudá-la também no trabalho.

“Hoje eu preciso pedir ajudar ao meu marido para fazer pagamentos, concluir algumas operações, enviar informações dos pedidos às clientes e algumas outras coisas. E isso para mim é muito ruim, porque sei que posso aprender”, conta.

Ela nunca frequentou a escola, mas diz sempre ter tido o sonho de estudar.

“Eu precisei me dedicar às minhas duas filhas, uma delas com uma doença que precisava de cuidados, e antes tinha um marido que não me deixava ir à escola. Hoje eu encontrei essa oportunidade e abracei com toda força”. 

As inscrições para o projeto são feitas por este formulário. As Líderes de Negócios são convidadas a indicar consultoras para a matrícula, motivá-las a voltarem a estudar, e a divulgar o programa para que mais mulheres possam obter o diploma. As estudantes que concluírem o Programa EJA ganham um curso de tecnologia que pode ser realizado por elas ou por um familiar. 

O projeto “Sonhar e realizar com a gente” parte da premissa de que a educação pode melhorar a vida em diferentes âmbitos. Contribuindo para a realização pessoal, o aumento das chances de acesso ao mercado de trabalho, o aumento de renda, a estabilização financeira e a concretização de projetos de vida.

“Eu posso não ter tido estudo, mas fiz tudo para que minhas filhas pudessem estudar. E hoje eu quero ter essa palavra no meu próprio vocabulário, educação”, projeta Jeanne. 

Compartilhe: