Conteúdos

Seminários debatem Plano Nacional da Educação

Encontros organizados pela Frente Parlamentar da Educação são abertos à participação da sociedade civil

Cinco seminários para debater o Plano Nacional da Educação (PNE), cuja vigência termina em 2024, foram organizados pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME). Os encontros acontecem na Câmara dos Deputados, entre os meses de maio e junho.

A primeira reunião foi realizada no início do mês e discutiu a universalização da educação básica e o novo PNE, levando em conta as metas 1,2,3 e 4, que tratam de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Inclusão.

O próximo seminário, que acontece no dia 04 de junho, vai tratar de temas que o Instituto Natura considera centrais para transformar a educação: alfabetização e educação integral.

Ainda estão previstos encontros sobre as metas 9, 10, 11 e 12, que tratam de educação profissional, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e o acesso ao ensino superior; sobre a formação docente; e sobre a valorização, o financiamento e a gestão democrática na educação pública, além de debater os desafios atuais da educação brasileira.

A iniciativa é encabeçada pelo deputado federal Pedro Uczai, coordenador do Plano Nacional de Educação na FPME. Os encontros têm o objetivo de abrir um espaço de diálogo para uma construção coletiva da nova versão do PNE. Participam secretários, técnicos, especialistas e agentes da sociedade civil ligados ao tema da educação.

O PNE é um documento com diretrizes, metas e estratégias para a política educacional, com o objetivo de, ao mesmo tempo, uniformizar a educação brasileira e garantir respeito às particularidades regionais, com respeito à diversidade social e cultural do país. O Plano foi estabelecido para durar um decênio, entre 2014 e 2024, e agora deve ser renovado.

Compartilhe: